Para garantir a segurança dos ciclistas, o vice-governador Wanderlei Barbosa e a secretária de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), Juliana Passarin, afirmaram na tarde desta quarta-feira, 9, a representantes esportistas da modalidade, que será entregue até o mês de agosto deste ano, uma rota alternativa saindo de Palmas pela estrada que liga a cidade ao município de Aparecida do Rio Negro e desce em Taquaruçu. A reunião contou com a participação de deputados estaduais, secretários de Estado e equipe técnica.
O vice-governador Wanderlei Barbosa ressaltou que já houve muitos acidentes com ciclistas em rodovias, daí a necessidade de garantir mais segurança aos praticantes da modalidade. “Já perdemos algumas vidas e todas são importantes. Imagina alguém ir atrás de saúde e ser atropelado às margens de uma rodovia por alguém descuidado. Para que isso não volte a acontecer, vamos entregar com urgência a rota alternativa”, afirmou.
A titular da Seinf, Juliana Passarin, reforçou o compromisso do Governo do Tocantins. “O projeto já está em andamento. Até agosto, entregaremos a pista alternativa para Taquaruçu. Vamos tirar as bicicletas do fluxo de veículos. Distanciar eles para dar segurança aos ciclistas. E isso é uma forma de formatar turisticamente o distrito”, disse a gestora.
O presidente da Associação Tocantinense de Ciclismo, Diogo Freitas, agradeceu ao Governo do Tocantins pelo empenho na pauta. “É muito gratificante estar participando de uma discussão como a da ciclovia, algo importante para a segurança dos ciclistas. Taquaruçu é um lugar movimentado. Diariamente, pessoas saem daqui e vão para as rotas de lá, até pessoas de outras cidades vêm para participar”, destacou.
Presença
Também estavam presentes na reunião, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Jairo Mariano; o presidente da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), Rerisson Castro; o subtenente do Corpo de Bombeiros, Rogério França; as deputadas estaduais Claudia Lelis e Vanda Monteiro; os deputados estaduais Cleiton Cardoso, Léo Barbosa e Ivory de Lira; o ex-deputado estadual Marcelo Lelis; bem como o presidente da Associação Tocantinense da Indústria Hoteleira, Marcos Rocha.