Governador Wanderlei Barbosa recebe prefeitos do Vale do Araguaia para fortalecer programa de cirurgias eletivas da região
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu nesta segunda-feira, 31, em seu gabinete, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Vale do Araguaia para tratar da realização de cirurgias eletivas nos municípios que integram a região. O encontro teve como objetivo alinhar demandas e garantir a continuidade do programa Opera Vale, que tem beneficiado a população com procedimentos cirúrgicos essenciais e que conta com o apoio do Governo do Tocantins.
“Recebemos os prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Vale do Araguaia para tratar de um tema fundamental, que é a saúde da nossa população. Tivemos uma conversa produtiva, ouvimos atentamente as demandas de cada município e reafirmamos nosso compromisso com a realização de cirurgias eletivas. O Governo do Tocantins tem sido parceiro das gestões municipais, garantindo os recursos necessários para que essas cirurgias aconteçam de forma contínua e eficiente”, enfatizou o governador Wanderlei Barbosa na ocasião.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destacou a importância do encontro para reforçar o compromisso do Governo do Tocantins com as gestões municipais na realização de cirurgias eletivas. “ Entre os temas, foram debatidos as transferências de recursos para a realização de mais cirurgias eletivas e oftalmológicas. Foi um encontro de alinhamento em relação a essas demandas e de como estamos trabalhando para efetivá-las. Os próximos passos são as execuções dos projetos”, afirmou.
O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Cristalândia, Wilson Júnior, o Big Jow, também evidenciou a relevância do encontro e do apoio estadual para a saúde dos municípios. “Estamos aqui no Palácio, despachando com o governador, sobre o nosso consórcio do Vale do Araguaia em saúde. Graças a Deus, foi tudo concretizado sobre os recursos que vêm da bancada federal, e de como esses recursos serão liberados para as cirurgias eletivas de todo o Vale do Araguaia. Contamos sempre com o apoio do governador, que tem se demonstrado um gestor municipalista. Nosso consórcio é um grande sucesso, beneficiando a população com rapidez na realização das cirurgias. Já chegamos a quase 8 mil cirurgias feitas”, destacou.
O presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Araguaia e prefeito de Araguacema, Marcus Vinicius Moraes, o Marquinho, reforçou a parceria com o Governo do Estado e o avanço do programa Opera Vale. “Temos uma forte parceria com o Governo do Estado e a Secretaria da Saúde. Captamos com o governo federal um montante de R$ 3,6 milhões para conveniar com os municípios e dar continuidade ao programa Opera Vale, que é responsável por 30% das cirurgias eletivas realizadas em todo o Estado. Hoje [segunda, 31], discutimos com o governador e secretários para garantir esses recursos e continuar beneficiando nossa comunidade, sempre contando com a boa vontade do governador Wanderlei Barbosa em atender e resolver as demandas de saúde da região”, pontuou.
Consórcio Intermunicipal do Vale do Araguaia
Com a articulação entre os entes municipais e estaduais, a expectativa é de que o programa Opera Vale continue sendo um programa importante na redução da fila de espera por cirurgias eletivas. O Consórcio Intermunicipal do Vale do Araguaia é formado por 19 municípios do Tocantins. São eles: Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Brasilândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Fátima, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Miranorte, Monte Santo, Nova Rosalândia, Pium, Pugmil, Rio dos Bois e Santa Rita.
Comentários estão fechados.