O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa participa, em Palmas, do desfile cívico que celebra os 202 anos da Independência do Brasil

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ocorreu neste sábado, 7, em Palmas, na ala sul da Praça dos Girassóis. Com a presença do governador Wanderlei Barbosa, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, da senadora professora Dorinha Seabra, além de secretários e presidentes de autarquias e demais autoridades do Tocantins, a celebração do Dia da Independência do Brasil contou com o desfile de 3 mil pessoas, entre estudantes, grupos sociais, militares e civis.

“Com grande alegria, realizamos este desfile de 7 de Setembro, uma ação cívica de grande importância para o povo tocantinense e para todo o Brasil. A participação das escolas, das Forças Armadas e de todos os envolvidos reflete o respeito que temos pelos símbolos cívicos e patrióticos do país. É nosso dever manter viva essa chama histórica, a chama da independência do povo brasileiro”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, ressaltou que o desfile é o momento que remota a um fato histórico para o País, por isso, precisa sempre ser celebrado. “As escolas estaduais, junto com os municípios, estão comemorando o dia 7 de setembro. Nós trabalhamos os princípios da independência dentro dos ambientes escolares e no desfile podemos externar isso, esses valores que foram conquistados. Hoje nós temos mais de mil estudantes desfilando na Capital, as escolas participando deste momento importante para a nação, contando com a parceria das  forças de segurança do Estado”, destacou o secretário.

O evento contou com a participação da Polícia Militar do Tocantins (PM), do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública (SSP), Polícia Penal, Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran), Marinha, Exército e Guarda Metropolitana de Palmas, que desfilaram com equipamentos, instrumentos e veículos modernos de atuação.

Desfile

Dos 3 mil participantes do desfile cívico-militar, mais de mil eram estudantes de unidades escolares da rede estadual e municipal; além de representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Ordem Demolay, Ordem Arco-Íris, e os Desbravadores da Igreja Adventista. “Acho muito importante que todos participem, porque enfatiza essa independência do nosso País e também o amor pela pátria, o compromisso, e isso nos envolve”, ressaltou a tenente Cristina Bezerra, sub-diretora do Colégio Cívico Militar Maria dos Reis Alves Barros.

Este ano, o desfile contou com a apresentação de subtemas em alusão a outros continentes. “A importância do desfile é pela história do 7 de setembro, pelo que a data significa e, também, porque estou podendo representar o meu colégio, a Escola Maria dos Reis Alves Barros”, destacou Davi Camilo, aluno da escola localizada no Jardim Taquari, em Palmas.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários estão fechados.