“Governador em exercício, Laurez Moreira, nomeia novo secretária-chefe da Casa Civil, Irana Aguiar”
Irana de Sousa Coêlho Aguiar, secretária-chefe da Casa Civil
Formada em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto/SP, em 1987, Irana de Sousa Coelho Aguiar é pós-graduada em Processo Civil pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (Ipog) em 2004; e em Direito Público, Administrativo e Constitucional também pelo Ipog em 2006.
A trajetória de Irana de Sousa Coelho Aguiar na Procuradoria-Geral do Estado do Tocantins (PGE/TO) teve início em 1994, ao ser aprovada no primeiro concurso público realizado pela instituição. Desde então, construiu uma carreira ascendente na PGE/TO que se estendeu até setembro de 2025. Entre 1994 e 2005, atuou como coordenadora da Regional Sul, em Gurupi. Em março de 2012, foi nomeada subprocuradora judicial. Três anos depois, em janeiro de 2015, assumiu o cargo de subprocuradora-geral do Estado, função que voltou a exercer a partir de outubro de 2021. O reconhecimento pela longa trajetória culminou com sua nomeação como procuradora-geral do Estado, cargo que ocupou de agosto de 2024 até setembro de 2025.
Além da atuação na PGE/TO, Irana Coelho teve participação expressiva em conselhos e entidades públicas; atuou como conselheira estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO) por três mandatos; e presidiu os conselhos de administração do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev/TO), da Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins) e do Conselho Administrativo da Tocantins Parcerias. Também esteve à frente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), de forma interina, e representou o Estado nos Conselhos Gestores da Agência de Fomento e da BRK Ambiental entre 2024 e 2025.