O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Franquias baratas para você investir e começar seu negócio

0

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Nos últimos anos diferentes fatores têm contribuído para a mudança no cenário trabalhista, seja o aumento do desemprego que hoje atinge 13,8 milhões de pessoas ou o crescimento do empreendedorismo que passou de 57% para 59% nos últimos dois anos.

Desta maneira, as pessoas têm buscado cada vez mais por novas oportunidades e tem encontrado nas franquias um novo rumo e melhores benefícios. Ao se tornar franqueado é possível absorver todo o know-how da rede, além de contar com treinamentos específicos e suporte sobre a gestão do negócio.

Entretanto, podem surgir alguns problemas relacionados ao investimento, um deles é que nem todos possuem habilidade e capital suficiente para abrir um negócio próprio, e essa decisão requer mais do que um investimento inicial. No mínimo, para conduzir o negócio, é preciso ter conhecimento prévio e básico sobre como empreender em franquias baratas.

Mesmo com o apoio e suporte da franqueadora, lembre-se que você será o responsável pela sua unidade e para que possa ter sucesso é fundamental saber administrar o seu negócio e se comprometer para que ele funcione, não espere que a franqueadora tome as rédeas, caso contrário você terá feito o investimento em vão.

Antes de firmar contrato com alguma rede, entender o que está incluso na COF e o que exige a Lei de Franquias tornará mais fácil a negociação e, assim você poderá diferenciar se é ou não um bom investimento. Além de poder reconhecer quais são os pontos que a rede realmente está cumprindo.

Lei de Franquias (nº 8.955/94)

Engana-se quem pensa que o investimento em franquias cresceu somente nesses últimos anos. Em meados dos anos 1990, devido a expansão do setor criou-se a lei nº 8.955/94, específica para essa área.

A Lei de Franquias, como também é conhecida, foi inspirada no modelo estadunidense e traz informações consideráveis para o possível franqueado avaliar o negócio. A lei exige que antes de ser assinado o contrato da franquia ou ainda antes do pagamento de qualquer tipo de taxa pelo franqueado, deverá ser entregue a ele a COF, com antecedência mínima de dez dias.

Circular de Oferta de Franquia tem como objetivo transmitir todas as informações necessárias para o candidato e, assim, assegurar que o negócio seja efetivado com o conhecimento apropriado das regras e condições. Entre elas estão o histórico da franquia, balanços e demonstrações financeiras da empresa franqueadora nos últimos dois anos-exercícios, perfil do franqueado ideal, total estimado do investimento inicial, a remuneração periódica pelo uso do sistema (royalties), taxa de publicidade e supervisão da rede. Além de ser necessária a inclusão, na circular, dos modelos do contrato-padrão e do pré-contrato de franquia, com os respectivos anexos e prazos de validade.

A lei determina, ainda, que o contrato da franquia deve ser escrito e assinado na presença de duas testemunhas, e que ele terá validade independente do registro perante o cartório ou órgão público.

Apesar dessas exigências, a Lei de Franquias acaba sendo flexível e permite que a partir do diálogo entre franqueado e franqueadora sejam reformulados alguns termos e cláusulas, mas sem ultrapassar os itens obrigatórios.

Como escolher uma franquia?

Agora que você já sabe o que é a Lei de Franquias e quais são itens obrigatórios que a rede deve apresentar, chegou o momento de ir em busca de opções e redes que se encaixem no seu perfil ou interesses. Afinal, tão importante quanto saber onde investir, é ter certeza do que se gosta de fazer.

Não escolha uma franquia somente pelo tipo de produto que ela vende, afinal, gostar de roupas não significa que você irá gostar de administrar uma loja. Busque por franqueadores que estejam dispostos a oferecer um apoio adequado, que possa suprir suas dúvidas e necessidades.

Se você deseja entender o negócio por um outro ponto de vista, peça ao franqueador uma lista das unidades da rede e o contato dos franqueados, desta maneira fica mais fácil entrar em contato com eles e conversar sobre o modelo de negócio. Na COF você encontra diversas informações sobre a empresa, questione aos franqueados sobre os pontos que lhe deixaram com dúvidas e se preferir, procure saber sobre os ex-franqueados e porque eles saíram da rede.

Lembre-se que ao adquirir uma franquia você terá responsabilidades com a gestão da empresa, sendo necessário gerir pessoas, manter a contabilidade em dia e tomar decisões gerenciais. Além disso, também é necessário saber qual é o valor necessário para investimento, os custos fixos e variáveis envolvidos na operação diária do negócio e o faturamento previsto.

Cuidados necessários antes de investir

Como o próprio nome já diz, as franquias baratas possuem um valor de capital menor do que outras opções disponíveis no mercado, e por isso atrai muitos candidatos em apostar neste segmento. Mas, assim como qualquer outro negócio, é muito importante ficar atento aos diferentes pontos e avaliar todos os riscos antes de envolver o seu dinheiro.

Se você deseja adquirir uma franquia, mas ainda está inseguro quanto a isso, utilize nossas dicas para abrir um bom negócio e se tornar um franqueador de sucesso. Primeiro, não tome nenhuma decisão baseada apenas em valores. Não é porque uma franquia é extremamente barata que significa que ela irá suprir as suas expectativas e necessidades, afinal, você estará investindo para ganhar dinheiro, certo?

Não deixe que a impulsividade tome conta de você, ou seja, não invista todo o dinheiro que você possui no negócio, manter um valor em reserva pode te ajudar futuramente no funcionamento da empresa. Neste caso, negocie com a franqueadora e verifique quais são as opções de pagamentos, assim vocês podem chegar a um acordo que seja bom para ambos.

Além de conversar com os franqueados e analisar a opinião e a satisfação deles sobre o negócio, estude também o histórico do franqueador. Descubra por quanto tempo ele operou o negócio antes de transformá-lo em franquia, assim é possível saber se o responsável realmente testou o modelo e se ele possui experiência na área.

Após estudar todos os pontos que lhe indicamos, é hora de, realmente, encontrar a franquia certa para você aproveitar todos os benefícios que ela proporciona, como independência jurídica e financeira, apoio da franqueadora, produtos consolidados no mercado e muito mais.

Segmentos em destaque no Brasil

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou os números do setor no primeiro trimestre deste ano, 2018, em comparação com o mesmo período do ano passado, e os segmentos que mais cresceram neste período foram de alimentação, casa e construção e comunicação, informática e eletrônicos.

A ABF credita esse crescimento do ramo a recuperação da economia brasileira, pois no primeiro trimestre de 2017 o Brasil ainda enfrentava a maior crise financeira que já viveu. Com isso, o franchising continua investindo na competência de suas operações, no progresso de formatos mais enxutos e na busca de novos mercados, canais de venda e públicos como forma de manter seu crescimento.

Com base nesses dados, ainda é esperado um avanço de 7% a 8% em termos de faturamento, 3% em número de unidades e 3% em volume de empregos diretos, o que é ideal para motivar quem está desempregado ou insatisfeito com o emprego atual, podendo investir em um negócio que realmente possui interesse.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.