A prefeita Fátima Coelho recebeu, nesta sexta-feira (02/07), o vice-governador Wanderlei Barbosa, o deputado Olyntho Neto, o secretário de estado da Indústria Comércio e Serviços, Tom Lyra, acompanhados de diversos empresários e demais autoridades, que prestigiaram o lançamento da pedra fundamental do Parque Industrial de Guaraí.
Presente na solenidade, representantes da Fourmaq, revendedora Massey Ferguson, que atuam com a revenda de máquinas e tratores, decidiram investir com suas instalações no Parque Industrial, se tornando a primeira empresa na área industrial do município. “Pretendemos instalar a concessionária em Guaraí, um município que está localizado na parte central dessa grande região, com forte tendência para segmentos agropecuários”, informou o representante da empresa, Tiago Munaro.
Na ocasião, a prefeita Fátima Coelho apresentou o empresário João do Milho, presente na solenidade, e que pretende montar uma indústria de derivados de milho no Parque Industrial.
O Parque, localizado na BR-153, a 5 km do centro de Guaraí, ocupa uma área pública com 242 mil m², com capacidade para 84 indústrias. Os recursos são em torno de R$ 2 milhões para obras de infraestrutura, aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado do Tocantins (CDE-TO), porém, aguarda liberação da verba pelo Governo do Tocantins para o início das obras.
Mais R$ 3 milhões
Na ocasião, o vice-governador Wanderlei Barbosa confirmou que o Governo do Estado destinou mais três milhões para Guaraí. “Por meio do programa Tocando em Frente, lançado na última quinta-feira, 1° de julho, pelo governador Mauro Carlesse, que visa o fortalecimento da economia e geração de emprego nos municípios”, reforçou Barbosa.
Mineração
O secretário de estado da Indústria Comércio e Serviços, Tom Lyra, apresentou exemplos de indústrias que devem gerar investimentos diretos e indiretos no município. “A exemplo da Aviva Mining Mineração, instalada em Goianorte, de maneira que os impostos serão divididos com as cidades vizinhas, incluindo Guaraí”, frisou.
Segundo Tom Lyra, uma usina de calcário anunciou interesse no município. “Guaraí tem potencial para se tornar um polo de exploração de recursos naturais”, afirmou o secretário de estado.
A prefeita Fátima Coelho apresentou argumentos que coloca Guaraí no patamar de melhor logística do estado. “Guaraí está localizada no coração do Tocantins, agora, com o Parque Industrial, podemos oferecer condições de melhor logística do Tocantins. Temos recebido diversos investidores que acreditam em nossa economia, e pretendem instalar suas empresas no município”, argumenta Fátima Coelho.
E, ainda, continuou a prefeita, temos no município grande produção agrícola. “Com a maior produção de melancia por gotejamento do Brasil”.
A produção de melancia, citada pela prefeita, diz respeito aos 500 hectares administrados por uma família, que há mais de 15 anos vem investindo no município.
Município estratégico
Com excelente localização e proximidades dos estados do Pará, Maranhão e Piauí, além da BR-153, Guaraí conta com a expectativa da construção da BR-235, uma rodovia que cortará Guaraí, ligando a mais seis estados. O projeto integra o asfalto que liga Pedro Afonso até o entroncamento da BR 153, nos limites do município guaraiense.
Capacidade
Com uma área de 242 mil metros quadrados, o Parque Industrial tem capacidade para 84 empresas.