Entrevista exclusiva com Laurez Moreira prefeito de Gurupi a cidade mais industrializada do estado do Tocantins, fala com exclusividade ao portal EconomiaBR TO, o veículo de notícia que mais cresce no Tocantins. Na entrevista aborda assuntos fundamentais, que mostram como Gurupi não recebe apoio do estado, mas segue firme com o desenvolvimento da cidade, devendo ao final do ano Gurupi, se transformarmando em uma cidade modelo.
1- Quando a senhor começou a gestão, qual era o maior desafio e por quê?
Meu maior desafio era pagar as contas e resgatar a credibilidade do município e organizar em todas as áreas a infraestrutura, porque a cidade estava toda esburacada e suja, então tivemos a preocupação de organizar a infraestrutura da cidade, levar o pavimento para todas as ruas, cuidar da saúde melhor, construir unidades básicas, que era que péssima condição, construir prédios escolares. Desafios principais naquela época organizar a situação financeira e trazer a credibilidade para o município e deixar o mesmo em condição fiscal muito boa.
2- Estamos vivendo um momento impar com o advento do COVID-19, qual sua opinião sobre este vírus, no aspecto da sua influência da vida de todos, com destaque para área econômica?
Olha a preocupação é muito grande, vamos ter um momento muito difícil na área econômica, todos sofrendo muito e a gente precisa ter muito cuidado, eu não tenho dúvida que a sociedade Tocantinense, brasileira e do mundo inteiro, terão regressões em muitas áreas, tem muitos setores da economia, que vão sofrer muito, mas em especial os setores de ponta.
3- Qual panorama da economia e emprego em Gurupi?
Nós estávamos em um quadro excelente, mas com o advento da pandemia infelizmente o momento se complicou, em consequência do país e do estado, mas estamos procurando ter uma condição econômica melhor do que o restante do estado.
4- Como a senhora avalia as medidas da prefeitura no tocante a questão de isolamento pregado pela OMS, que afeta a economia e motiva muitas críticas em especial do comércio?
Natural o comerciante não querer ter seu negócio fechado. Nos entendemos isto, cada cidadão tem seu ponto de vista. Ele quer o isolamento, mas não quer que seu setor seja atingido. Então quando o seu setor e atingido evidente as pessoas não gostam.
5- Qual é a sua avaliação referente a política econômica do estado e do Brasil?
Eu entendo que esse momento é um momento ímpar é um momento muito difícil para todo mundo, nós não conseguimos fazer uma avaliação neste momento. É preciso que está pandemia passe para que possamos analisar e chegarmos algumas conclusões.
6- Como é o relacionamento do município entre o estado e o governo federal, no que tange a projetos conjuntos na área econômica?
No âmbito do governo federal nós temos tido várias boas parcerias. Infelizmente do Estado até hoje não tivemos nenhuma parceria em benefício do povo de Gurupi. O governo do estado até hoje não fez nada que ajudasse a cidade de Gurupi.
7- Quais projetos a Prefeitura pretende concluir ainda neste ano, considerando o COVID-19 como pano de fundo?
Vários, nós vamos deixar a cidade 100% pavimentada as máquinas estão trabalhando na cidade, estamos fortes neste aspecto, com muitas obras. Construindo ainda algumas unidades de saúde, estamos organizando algumas praças como terceira praça, como a Praça Santo Antônio, duplicação da ponte do Pouso do meio. Vamos colocar LED na cidade de inteira, vamos colocar energia solar. Temos várias atividades importantes, será feito o georeferêncialmente, são várias obras e ações para conclusão.
8- Em sua opinião o que falta para industrialização do estado para decolar efetivamente?
Nós precisamos ter um tratamento diferente para a indústria, Tocantins não pode fazer o que foi feito agora, subir imposto da carne, inviabilizando a indústria. Industria no Tocantins e difícil, temos uma energia e uma carga tributária muito alta, isto dificulta muito.
Hoje é o município mais industrializado do Estado do Tocantins é o que tem o melhor resultado da indústria, mas nós procuramos dar todo apoio necessário, temos os menores tributos é o distrito industrial com amplas áreas e várias indústrias mesmo sendo cidade que a gente tem procurado dar todo o suporte.
9- Quais as ações da prefeitura para estimular a industrialização em Gurupi?
Principalmente é a questão de área para o empresário no distrito industrial tendo o menor IPTU do estado para o empresário, menores impostos municipais da cidade de Gurupi e a gente tem procurado ajudar na montagem da infraestrutura da empresa. Na parte estrutural e na ajuda da infraestrutura hoje nós entregamos áreas com energia com asfalto, internet com fibra ótica excelente qualidade.
10- Quais são suas prioridades para melhorar a qualidade de vida do cidadão?
Prioridades e que a cidade seja agradável, nós estamos organizando toda sua estrutura seja agradável, com praças e a nossa cidade para que elas fique encantadora, como a melhor do estado, bonita com espaço de caminhada e por outro lado estimulando a atividade econômica.
11- Qual balanço o senhor faz da sua gestão até o momento?
Olha, o melhor possível, te garanto que até eu me surpreendi com tantas coisas que eu no início do mandato não esperava ter condições de fazer que hoje fizemos. A cidade de Gurupi a avançou muita em todas as áreas, atividade econômica, crescemos e crescemos muito.
12- No plano econômico, como o Senhor vê o futuro do Município?
Para mim é um dos melhores municípios do Brasil para se investir acredito muito no potencial de Gurupi, sobretudo pela localização geográfica muito boa. Temos dentro das principais atividades econômicas do país, produtos mais importantes do país, como a produção de grãos e carne eu não tenho dúvida que Gurupi será um dos melhores municípios brasileiros de tempo e já é, Gurupi hoje é uma cidade tá com 100% de água, 100% de energia, vamos entregar a cidade 100% com regularização fundiária, 100% georreferenciada, vai estar 100% led, 100% energia solar nos prédios públicos, com ele vai estar todos os três pontos energia solar é uma cidade modelo para o nosso Brasil.
13- Qual sua avaliação sobre a logística do estado em especial com relação as estradas e rodovias?
O estado do Tocantins avançou muito nos primeiros anos, infelizmente na atual gestão não tem visto a melhoria da infraestrutura do estado para melhorar as estradas precisamos melhorar a condição das nossas rodovias que hoje se encontra em péssima condição na grande maioria.
14- Quais são as áreas que a cidade tem que priorizar na área econômica para crescer?
Na área econômica temos principalmente temos o principal negócio e o agronegócio, mas o gestor tem criar as condições necessárias para investimento, transforma a cidade agradável. Evidente que quem impulsiona a economia e o setor privado, criar a base para isto é fundamental.
15- Quais serão os projetos pessoais do prefeito, após a conclusão do mandato?
Minha grande preocupação e fazer a melhor gestão pública do estado do Tocantins e da história da cidade de Gurupi, este é o meu objetivo. Questão de projeto temos que ouvir o povo, saber o que as pessoas querem que eu faça, depois de um mandato.
16- Como a senhor avalia a importância do PORTAL ECONOMIABR Brasil no Tocantins, o o portal de notícias que mais cresce no estado, como instrumento de informação e debate, sendo o elo entre as instituições e a sociedade, para a melhoria da economia do estado do Tocantins e do município Gurupiense?
Muito importante, pois o assunto economia deve ser priorizado na mente das pessoas, criei o espírito empreendedor, temos em Gurupi o programa Inova Gurupi e descobrir a vocação das pessoas, quem faz o gosta e também e muito produtivo. Faltava este portal no estado para dar um salto de qualidade no Tocantins, para ajudar o estado a crescer.