O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

QUADRO POLÍTICA EM FOCO – CLAÚDIA LELLIS DEPUTADA ESTADUAL

Entrevista exclusiva com Cláudia Lellis, deputada estadual reeleita pelo PV, aborda sua trajetória política, suas ações como parlamentar, imposto no agro, invasão dos três poderes em Brasília, entre outros temas

01 – Fale sobre Trajetória pessoal e política?

Nestes meus 25 anos de vida pública, aprendi uma importante lição: política se faz com amor e dedicação. Tenho uma história de lutas e vitórias com o Tocantins. Aqui, junto com minha família, criamos raízes, realizamos sonhos e estamos escrevendo a nossa história. Sou muito agradecida a Deus e ao povo do Tocantins por todas as conquistas e quero retribuir trabalhando ainda mais pelo nosso Estado. Graças ao povo tocantinense fui reconduzida para meu segundo mandato na Assembleia.

Tenho muito orgulho de ter sido a primeira mulher eleita vice-governadora do Estado do Tocantins e também a primeira integrante nacional do Partido Verde (PV) a ocupar o cargo.

Como deputada estadual tenho orgulho em ser a que mais destinou recursos para a região Sudeste, transformando o Sudeste no novo corredor do turismo do Tocantins e do Brasil.

Também sou a parlamentar que mais destinou recursos para fomentar o desenvolvimento da nossa capital, Palmas. São recursos para cultura, turismo, meio ambiente, saúde, esporte, infraestrutura, segurança, empreendedorismo, apoio à agricultura familiar e auxílio para atender famílias durante a pandemia.

Acredito que a transformação que queremos para nosso Tocantins só será possível por meio da boa política, da aliança, do diálogo, da boa vontade, respeitando as instituições e, acima de tudo, com transparência e democracia.

Tenho atuado muito na defesa das políticas públicas para mulheres, ações para juventude, luta para defesa e proteção dos animais, turismo e meio ambiente e ações na área da saúde, esportes e cultura.

Sempre digo que política não é profissão, política é missão, é ferramenta de transformação na vida das pessoas.

02 -Qual foi seu legado até então como deputada e qual sua grande marca?

Tenho uma defesa forte e atuante em cinco bandeiras, sendo Turismo e Esporte, Meio Ambiente e Cultura, e Defesa da Mulher. Nos últimos quatros anos, por exemplo, destinei 34,38% das minhas emendas parlamentares para área do Turismo e Cultura. Eu acredito que turismo é geração de emprego e renda e movimenta a economia do município e Estado. Já o esporte é saúde e contribui com o turismo, a juventude e promove bem-estar social.

03 – Qual será sua principal meta neste mandato e sua principal bandeira?

Neste segundo mandato quero trabalhar ainda mais pata trazer melhorais para o povo do Tocantins e vou lutar muito para conseguir a implantação do Plano de Ação Integrada do Turismo entre Tocantins e Goiás para a criação, estruturação e sinalização turística da “Rota 010” – que interliga municípios dos dois estados.

A ideia é interligar a Chapado dos Veadeiros, me Goiás, com a região das Serras Gerais, Sudeste do Tocantins, Jalapão e a Chapada das Mesas, no Maranhão.

Vou defender e articular também que o Projeto de Lei de minha autoria, que tramita na Assembleia, – e que prevê concessão de incentivos fiscais para empresas que apoiarem projetos esportivos e culturais seja aprovado na Assembleia – seja aprovado em 2023.

Também já tivemos um avanço grande para a construção da ciclovia paralela a TO – 030, no trecho que liga Taquaralto ao distrito de Taquaruçu. Através de uma emenda aditiva da minha autoria, o Governo do Estado colocou na LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias – a destinação de recursos para viabilizar a obra.

Então, com certeza, teremos muitos projetos, ações e avanços nestas bandeiras que defendo e acredito que são essenciais para o desenvolvimento social e econômico do Tocantins.

04 – Quais são os maiores problemas do Tocantins que como deputado pode ajudar?

O Tocantins é um estado jovem e cheio de oportunidades, já avançamos muito e conquistamos muitas obras benefícios nestes 35 anos, mas obviamente ainda temos muito o que fazer, e como parlamentar reafirmo meu compromisso de trabalhar muito para ajudar o Governo do Estado a conquistar cada vez mais melhorias para nisso povo.

A questão da melhoria da saúde pública, aumentar oportunidades de emprego e trazer investimentos é com certeza alguns dos desafios que o Executivo e Legislativo precisam enfrentar.

Então, com certeza uma das bandeiras que irei priorizar será a Saúde, e quero contribuir com o Governo do Estado no cuidado das pessoas. Através das minhas emendas parlamentares vou destinar recursos para estruturar a saúde no Tocantins, além de recursos para aquisição de ambulâncias para municípios que estão carentes desta estrutura. Também ajudar através de emenda parlamentar na ampliação das cirurgias eletivas que já estão sendo realizadas pelo governo do estado.

Acredito que o Legislativo e Executivo precisam e devem trabalhar unidos para que a sociedade possa colher os resultados deste trabalho. Eu sempre digo que ninguém faz nada sozinho. E tenho certeza que junto com o Governador Wanderley, iremos juntos trabalhar para colocar o Tocantins no lugar que ele merece estar. Um Estado de oportunidades, de qualidade de vida e desenvolvimento social e econômico.

05 – Sua opinião sobre aumento de impostos para agro?

Nosso Estado é um dos maiores produtores de grãos do Brasil, nossa economia gira em torno do agronegócio, e por isso precisamos buscar cada vez mais mecanismos para alavancar essa atividade.

Dados mostram que somente em 2022, o Tocantins produziu cerca de 5,8 milhões de toneladas de grãos, ou seja? Tudo isso é escoado por nossas estradas e sabemos que isso acaba impactando a infraestrutura da malha viária, além de outros setores.

Então esse projeto de lei – que aumenta a taxação sobre produtos destinados à exportação no Tocantins que era de 0,2% e agora passará a ser de 1,2% é necessário para que esses recursos possam ser aplicados e melhora para o setor e para a população do Tocantins.

O dinheiro arrecadado deverá ser investido em obras e serviços de infraestrutura agropecuária, nos modais de transporte, recuperação, manutenção, conservação, pavimentação e implantação de rodovias estaduais. A aprovação da Lei é um benefício para sociedade tocantinense pelas grandes empresas exportadoras instaladas no estado, e assim ganham todos, pois com estradas melhores o transporte da produção é mais rápido.

06 – Sua posição sobre a invasão a praça dos 3 poderes em Brasília?

Um absurdo sem precedentes na história do Brasil, aquele 08 de janeiro sera sempre lembrando como um dia triste para a nação, uma vergonha para todos nós brasileiros.

Como deputada estadual pelo partido verde do Tocantins repudio qualquer manifestação que ultrapasse os limites democráticos, seja ela de direita ou esquerda. Qualquer protesto deve ser pacífico e democrático. E existem caminhos institucionais para transformar a política e a sociedade, sem apelar ao caos e à barbárie.

Que todos os culpados sejam identificados e punidos, no rigor da lei e que esses atos jamais voltem a se repetir.

07- Qual sua Mensagem ao povo Tocantinense?

No meu próximo mandato irei trabalhar ainda mais e com muita responsabilidade e compromisso com o povo do Tocantins.

Nos últimos quatros anos trabalhei muito para fazer um mandato eficiente, com foco em resultados para a toda a população do Tocantins, priorizando aqueles que mais precisam.

E pretendo continuar fazendo um mandato participativo, focado na resolução dos problemas da população, com um gabinete de portas abertas para todos.

Comentários estão fechados.