Em tempos de coronavírus e isolamento social: como fica nossa saúde?
A quarentena trouxe á tona problemas que já faziam parte da nossa há vida algum tempo : saúde mental ,obesidade, deficiência de vitaminas, sedentarismo, doenças crônicas, insônia e demais outros.
Alguns comportamentos de pacientes tem gerado grande preocupação nesse período, pois tem-se visto que um grande número de pessoas abandonaram tratamentos bem sucedidos, que perderam o fio da miada da perda ou manutenção do peso ou do controle glicêmico. Sem dúvida, há muitas situações em que se manter bem controlado exige muito, e uma mudança abrupta de rotina pode atrapalhar o que vinha funcionando bem. E nesse caso, esperar a crise passar para retomar pode ser muito prejudicial, sob o risco de começar do zero. Mas também tem as pessoas que vem conseguindo atravessar bem esse período, não 100%, reduziram exercício fisíco por falta de motivação, por exemplo. E, ao não conseguir estar no seu melhor acabam por se frustar.
A taxa de suicídio cresceu 30% durante a quarentena, priorizar a saúde mental tem que ser um dos principais focos não esperar o momento passar, e dar a importância devida as angústias, dores e medos, é uma excelente prevenção.
Acho importante deixar claro que não precisamos estar 100% focados e perfeitos o tempo todo, estamos nervosos, ansiosos, preocupados e se cobrar um pouco menos pode ser terapêutico também. O que sua mente absorve de informações visuais e auditivas reflete diretamente na sua saúde de forma integral.
Como não indicado ir passear é importante procurar uma janela em casa ou a varanda, para pegar sol diariamente, por pelo menos 10 minutos. O exercício físico é determinante na prevenção da depressão e reforço para a imunidade, e uma boa estratégia para mantermos o astral e o humor nesses tempos difícieis de crise e isolemento social – dance sozinho, use seu próprio corpo com elásticos ou garrafas , sacos de arrooz ou feijão. Alimente-se melhor e melhore a qualidade do seu sono.
Mudar hábitos não é simples, tente aos poucos ajustar e ver a diferença na sua rotina. Invista na sua saúde e viva com mais qualidade.