O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Em dois meses, TeleCovid-Guaraí realizou mais de 2,8 mil atendimentos com pacientes do município

0

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Os mais de 2,8 mil atendimentos foram realizados para pacientes contaminados, serviços de prevenção, encaminhamentos, orientações e informações.

Lançado no dia 15 de junho de 2020, o sistema de assistência e monitoramento, TeleCovid-Guaraí, completou dois meses de atendimento à população guaraiense. Foram mais 2,8 mil serviços prestados, desde encaminhamentos, dúvidas, orientações, até acompanhamento psicológico, social e odontológicos, realizados pela equipe técnica multiprofissional.

A paciente Alvina José Neta, 39 anos, conta que foi muito difícil aceitar que estava com Covid-19. Ela confessa que ganhou força, consolo e ajuda com os profissionais do TeleCovid-Guaraí.

“No primeiro sinal de gripe procurei minha agente de saúde, em seguida o TeleCovid pelo whatsapp. Os enfermeiros e a psicóloga, eles não tiveram sossego comigo (risos…). Eu entrava em contato quando sentia qualquer coisa diferente. Todos tiveram paciência comigo. Recebi até palavras de consolo e carinho”, lembra a paciente Alvina.

Mensagem
“Quero dizer que todos tenham fé em Deus e confiem nos profissionais de saúde do TeleCovid. Eles são anjos maravilhosos”, declarou a paciente Alvina José Neta.

Equipe técnica multiprofissional
O TeleCovid-Guaraí é formado por equipe técnica multiprofissional, preparados para ações de prevenção e combate à Covid-19. A sala é composta por médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de saúde bucal, assistente administrativo, assistente social e psicólogo. O atendimento é via telefone, whatsapp, chamada de vídeo, videoconferência e e-mail.

Segundo a psicóloga do TeleCovid, Nathali Gonçalves dos Passos, uma das principais preocupação nos pacientes é o medo de contagiar seus familiares. “Tem sido gratificante contribuir com a saúde emocional dos usuários do nosso município. Poder ajudar no controle dessas emoções, além de desafiador é uma experiência satisfatória”, relata.

Isolamento social
Para a psicóloga, o isolamento social pode comprometer a saúde emocional das pessoas. “Porém, os relatos de recuperação e restauração foi o que mais me emocionou”, conta, se referindo ao acompanhamento psicológico.

Segundo a psicóloga Nathali, as pessoas ao estarem debilitadas, sendo por sintomas físicos ou emocionais, requer uma atenção e um acompanhamento contínuo para uma boa recuperação. “Acredito que o sistema TeleCovid vêm somando com as equipes de saúde no combate à Covid-19”, disse.

Atendimento
Os horários de atendimentos serão de segunda a sexta-feira, de 7h às 22h. Aos sábados, domingos e feriados das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Telefones: (63) 3464-33380 e 99941-8016 (Whatsapp)

e-mail: smsguaraicovid19@gmail.com

Relatório TeleCovid-Guaraí (15/06 até 13/08)
Encaminhamentos às unidades de saúde *(1.110)

Dúvidas e orientações sobre prevenção *(955)

Encaminhamentos Vigilância Sanitária *(62)

Encaminhamentos Hospital Regional de Guaraí *(98)

Encaminhamento ao Centro de Controle de Zoonozes p/ borrifação *(32)

Orientação/acompanhamento psicológico *(597)

Encaminhamento/acompanhamento do Serviço Social *(30)

Total: 2.884 atendimentos

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.