O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Em Brasília, governador Wanderlei Barbosa participa de reunião para discutir PEC da Segurança Publica

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta quinta-feira, 31, de uma reunião no Palácio do Planalto, com governadores, secretários de segurança e autoridades do Congresso e do Judiciário, liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro teve como principal objetivo apresentar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que busca incorporar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) à Constituição Federal.

Essa medida permitirá que o Governo Federal estabeleça diretrizes gerais para a segurança pública e o sistema prisional em todo o país, mantendo, contudo, a autonomia dos estados. O texto foi enviado pelo ministério da Justiça em julho deste ano para a avaliação do Planalto. A ideia visa que o Governo Federal defina padrões a serem seguidos por todos os estados e municípios, facilitando o diálogo e a integração entre as polícias Civil e Militar, e promovendo uma maior coordenação nacional.

Durante a reunião no Palácio do Planalto, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou a importância da PEC da Segurança Pública para o Estado e para o Brasil. “Estou comprometido em trabalhar com nossa bancada para aperfeiçoar a PEC de segurança pública, defendendo uma maior presença policial nas ruas. A segurança é essencial para o crescimento econômico e a atração de investidores, como vemos no Tocantins, que lidera a produção de grãos na região norte. Já firmamos parcerias com outros estados para enfrentar o crime organizado, e coloco o Tocantins à disposição do Governo Federal para unir forças em favor da segurança pública em nível nacional”, ressaltou o Governador.

O fortalecimento da segurança pública é considerado uma prioridade para o Tocantins e para o Brasil. A inclusão do Susp na Constituição é um passo essencial para garantir uma atuação mais integrada entre as diversas instituições de segurança, permitindo um enfrentamento mais eficaz da criminalidade. O governador Wanderlei Barbosa enfatizou que a inclusão é vista como fundamental para combater o crime organizado e finalizou sobre a ampliação do efetivo policial em todo o país. “A colaboração entre os estados é fundamental, e acredito que na segurança pública não é diferente. Se podemos somar forças para combater o crime organizado, o Tocantins está à disposição do Governo Federal no que visa fazer a nossa parte”, finalizou o governador.

PEC da Segurança Pública 

A proposta é a padronização de dados e a criação de mecanismos que facilitem a troca de informações entre as diversas forças policiais, o que ajudará no combate ao crime organizado. Ela também sugere expandir as competências da Polícia Federal contra milícias e facções internacionais, além de permitir que a Polícia Rodoviária Federal atue em hidrovias, ferrovias e, potencialmente, como polícia ostensiva federal em todo o Brasil.

A participação dos governadores e seus secretários de segurança pública foi fundamental para que o texto da PEC fosse amplamente conhecido e para que pudessem apresentar suas impressões e sugestões futuras. Estiveram presentes acompanhando o governador Wanderlei Barbosa, o secretário de Representação do Estado do Tocantins em Brasília (Serb), Carlos Manzini Júnior e a tenente-coronel da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Benedita Soares de Moraes.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários estão fechados.