Na manhã desta terça-feira, 6, em Palmas, o prefeito Eduardo Siqueira Campos fez um discurso emocionante na solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início das obras do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual. O evento, promovido pelo governo do Estado, reuniu autoridades, lideranças políticas e membros da sociedade civil para celebrar o começo de um projeto aguardado há décadas pelos tocantinenses.
Em sua fala, o prefeito relembrou casos que marcaram sua trajetória e a do Tocantins, como a história da senhora Maria Rosa, mãe do governador Wanderlei Barbosa, que enfrentou complicações na gestação de um dos filhos. Eduardo Siqueira Campos também relembrou o sofrimento de sua avó, dona Regina, que morreu durante o parto no agreste nordestino, e de sua tia Francisca, vítima da fome ainda na primeira infância. Essas perdas, segundo ele, moldaram a consciência social de seu pai, José Wilson Siqueira Campos, e inspiraram a criação da primeira maternidade estadual: o Hospital e Maternidade Dona Regina, há 26 anos.
“Governador, hoje o Tocantins e Palmas estão novamente dando um exemplo para o Brasil. Este hospital nasce do clamor de muitas Marias, de muitos Josés, de famílias que perderam suas mães, suas filhas, por falta de assistência. Essa obra é um passo em direção à vida, à luz, ao sol que brilha sobre este Estado”, afirmou.
Reconhecimento
O governador do Estado, Wanderlei Barbosa, agradeceu o empenho e a agilidade da Prefeitura de Palmas na liberação das licenças necessárias para o início das obras. “As razões políticas momentâneas não podem frear nossas parcerias ou impedir de cuidarmos da nossa cidade, da nossa gente”, disse.
Prefeito assina Licença Municipal de Instalação do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual – Foto: Edu Fortes