O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

É hora de procurar ajuda

0

Ser mãe está nos seus planos, mas a gestação ainda não aconteceu após meses de tentativa? O sonho parece cada vez mais distante e inúmeras dúvidas começam a surgir na cabeça do casal. Será que é a hora de procurar um especialista?

A gravidez nem sempre ocorre nas primeiras tentativas, é natural demorar aproximadamente um ano após a primeira tentativa. Parece muito tempo, não é? Mas um fator influencia diretamente essa estatística: a idade da mulher. Se a mulher decide ter filhos mais tarde, a dificuldade aumenta uma vez que a fertilidade entra em declínio a partir dos 35 anos, quando há uma diminuição da reserva ovariana e na qualidade dos óvulos.

Se a mulher tem menos de 35 anos, não utiliza métodos contraceptivos, faz relações no mínimo três vezes por semana há mais de um ano e não consegue engravidar, é a hora de procurar um especialista em Reprodução Humana.

Para quem tem mais de 35 anos, procure ajuda após 6 meses de tentativas, tendo em vista a redução nas chances de gravidez por conta da idade. Para os homens, as estáticas são mais favoráveis, já que a fertilidade começa a cair por volta dos 50 anos.

Entender o casal é parte fundamental do processo! Na consulta inicial, é interessante levar exames anteriores, se possível. Novos exames também devem ser feitos para descobrir os motivos da infertilidade. Tanto a mulher quanto o homem devem participar de todo esse processo.

Somente após um diagnóstico detalhado, o tratamento poderá ser iniciado conforme as particularidades de cada casal. Com o avanço da medicina e das técnicas de reprodução assistida, as chances de sucesso do tratamento são altas, então não há tantos motivos para se preocupar. A jornada pode ser longa, mas valerá a pena.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.