Diálogos pela Amazônia: live reúne secretários de Meio Ambiente para discutir ações e lições no combate aos incêndios florestais
Em razão do Dia da Amazônia e da importância da preservação da floresta, o debate “Diálogos pela Amazônia” será realizado entre os secretários do Meio Ambiente dos estados da Amazônia Legal para tratar o combate aos incêndios florestais. O encontro será mediado pela jornalista Paulina Chamorro no dia 03 de setembro às 18 horas (horário de Brasília) através do canal da Sema Mato Grosso no Youtube (https://youtu.be/ChcFcfC8fUw).
Os nove estados, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amapá, Maranhão, Roraima e Tocantins, integram a Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force – em inglês) e estão trabalhando intensamente em prol da prevenção e combate aos incêndios florestais que colocam a Amazônia em risco.
No Tocantins o trabalho de orientação foi realizado por meio do projeto Foco no Fogo, realizado pelo Governo do Estado, através da Semarh, em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Defesa Civil Estadual, levando às propriedades rurais em 13 municípios do Estado a educação ambiental e informativos sobre os riscos que as queimadas trazem para a comunidade rural e os prejuízos ao meio ambiente. Além disso, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulga diariamente nas redes sociais, site institucional e lista de transmissão via Whatsapp os Boletins Diários, que informam sobre as variáveis meteorológicas. Os fatores de risco divulgados indicam as oscilações de temperatura, velocidade do vento e umidade relativa do ar.
No trabalho de proteção à maior floresta tropical do mundo, a atuação coletiva se mostra cada vez mais necessária e nesse sentido serão apresentadas durante a live as ações de cada Estado, trazendo os estados líderes Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia e os demais em participação por vídeo a serem exibidos na abertura.
GCF Task Force
A Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force) é uma colaboração subnacional de 38 estados e províncias que trabalham para proteger as florestas tropicais, reduzir as emissões do desmatamento e da degradação florestal, e para promover caminhos realistas de desenvolvimento rural e preservação das florestas. No Brasil, os nove estados membros da Amazônia Legal integram a Força Tarefa.