O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Deputado Antonio Andrade participa da divulgação dos resultados do Novo PAC Seleções Cidades

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O deputado federal Antonio Andrade (Republicanos-TO) participou nesta quarta-feira, 8 de maio, no Palácio do Planalto, da divulgação dos resultados do Novo PAC Seleções Cidades. Com R$ 18 bilhões em investimento – 50% dos recursos do PAC Seleções são de FGTS –, a seleção compreende dois eixos e cinco modalidades.

No eixo Água para Todos, está inserida a modalidade Abastecimento de água rural. Já o eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes abrange contenção de encostas, renovação de frota, urbanização de favelas e regularização fundiária.

Neste Novo PAC Seleções, os focos foram às áreas urbanas e regiões metropolitanas, já que os projetos selecionados estão dedicados a resolver problemas urbanos. Há projetos de renovação de frotas de ônibus elétricos; regularização fundiária urbana; obras de encostas; Periferia Viva (obras em favelas integradas ao espaço local); e abastecimento de água em áreas rurais. Todos os estados foram contemplados.

As seleções priorizaram a melhoria na qualidade de vida no campo e nas cidades, tornando-os mais aptos a superar cenários adversos da emergência climática e oferecer melhores condições de vida para a população, contribuindo para a redução das desigualdades regionais.

Andrade ressaltou a importância de continuar trabalhando em parceria com o governo federal e demais entidades para garantir que o Tocantins continue a receber recursos e apoio necessário para avançar. “O programa do PAC é fundamental para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado, promovendo investimentos em infraestrutura, educação, saúde e outras áreas vitais para o progresso do Tocantins.”

Tocantins

O Tocantins receberá investimentos do Governo Federal para realizar 138 obras, que irão melhorar o acesso a serviços de saúde, educação, esporte e cultura. Os benefícios alcançarão mais de 1,2 milhão de tocantinenses.

Para a educação tocantinense, foram autorizados recursos a serem destinados à construção de 20 creches e escolas de educação infantil, 23 escolas de tempo integral, bem como para a aquisição de 40 ônibus escolares. Na área da saúde, o Estado receberá investimentos para a construção de 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 5 Unidades Odontológicas Móveis, 2 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Policlínica, Centro de Parto Normal, Oficina Ortopédica; e aquisição de 15 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Na área de infraestrutura, o Tocantins receberá recursos para 2 Espaços Esportivos Comunitários; 2 projetos de Arquitetura e Engenharia de Patrimônio; e 2 centros culturais, chamados de CEUs da Cultura.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários estão fechados.