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Comunicação social de Araguaína é ampliada para valorizar cidade e moradores

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Desde 2013, a Ascom (Assessoria de Comunicação) desenvolve a política de comunicação da Prefeitura de Araguaína levando para a comunidade informações de serviços municipais e bons exemplos que valorizam a cidade e seus moradores, por meio de conteúdo audiovisual e escrito. Para ampliar a capacidade de produção e se aproximar ainda mais do público em 2023, o órgão foi transformado na Secom (Secretaria de Comunicação Social) com a Lei Complementar 129/22, publicada no Diário Oficial do dia 16.

De acordo com o secretário Chefe de Gabinete, José Miguel, o que vai ocorrer no próximo ano é uma realocação dos servidores, que hoje estão lotados no Gabinete, para a nova pasta, com o mínimo de impacto financeiro para Município. “Essa reorganização vai proporcionar mais dinâmica e agilidade para que a Secom possa ir bem mais além do que já vem sendo realizado”, afirmou.

São atribuições da Secom gerenciar os sistemas de comunicação e seus contratos publicitários de acordo com a Lei Federal 12.232/2010, a gestão da marca da Prefeitura, planejar e conceituar campanhas publicitárias, definir padrões de comunicação, estabelecer regras para a inserção de conteúdos e gerenciar as informações jornalísticas das redes sociais e Portal da Prefeitura.

Quem é o público?
Os conteúdos são diariamente divulgados na programação das emissoras de rádio e televisão, no site oficial araguaina.to.gov.br, nas redes sociais e por material impresso, além de serem reproduzidos pela imprensa. As matérias jornalísticas são enviadas para mais de 200 contatos da imprensa no Tocantins e outros estados, com destaque para o sul do Maranhão e Pará, onde Araguaína também é referência. Nas redes sociais, os perfis oficiais de Nossa Araguaína somam mais 100 mil seguidores com participação orgânica.

Histórias que já ganharam o Brasil
São conteúdos que ganharam destaque nacional, como da conservação do Pé Pequi no meio da rua durante a pavimentação do Setor Ana Maria, a implantação da disciplina de Libras (Língua Brasília de Sinais) na rede municipal de ensino, que chamou a atenção da primeira-dama Michele Bolsonaro, e a história de José Borges, pai que cuida sozinho de sete filhos e foi personagem no especial para o Dia dos Pais em 2023.

Cidade empreendedora
Outros conteúdos mostram o potencial de desenvolvimento da cidade, com apresentação de novas empresas, prêmios nacionais e internacionais por boa gestão municipal e histórias de empreendedorismo de moradores, como do Coletivo de Mulheres Maria Criativa e o evento nacional Hackaton – Cidade Empreendedora. A Comunicação gerencia ainda a divulgação do Programa Investe Araguaína, que visa atrair investidores.

Campanhas e serviços
Além disso, a Comunicação foi a principal fonte de informação da região para combater a pandemia da covid-19 e divulga constantemente os serviços municipais, como acesso ao CER (Centro Especializado em Reabilitação), PAI (Pronto Atendimento Infantil) e o Programa Família Acolhedora, que a seleciona famílias para acolhimento temporário às crianças em situação de risco pessoal e social.

Trabalha também em campanhas de saúde, lutas sociais, segurança no trânsito e de meio ambiente. Todos os conteúdos audiovisuais recentes são inclusivos com legenda e transcrição em Libras. A Secom ainda coordena atividades cerimoniais de todas as secretarias e a recepção de autoridade, como na visita do presidente Jair Bolsonaro, em março de 2022, e da presidente Dilma, em 2014.

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