Por determinação do governador em exercício Laurez Moreira, o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Paulo Ricardo Silva Machado, criou uma força-tarefa para atuar de forma imediata nos municípios atendidos pela autarquia, com foco no enfrentamento à estiagem.
Nos primeiros 30 dias da nova gestão, a ATS executou uma série de obras e ações em caráter emergencial em 10 municípios. As ações tiveram como principal objetivo evitar possíveis problemas de abastecimento.
Essas intervenções compreendem desde a limpeza e manutenção de Poços Artesianos Profundos (PTP´s) até a execução de novas Redes de Abastecimento e Distribuição de Água. Para executar o plano de enfrentamento ao período de estiagem, o Governo do Tocantins, por meio da ATS investiu mais de R$ 1 milhão em obras de saneamento básico.
As cidades contempladas foram Conceição do Tocantins; Couto Magalhães; Itaporã do Tocantins; Maurilândia do Tocantins; São Salvador; Sandolândia; Sampaio; Santa Terezinha e São Salvador do Tocantins. Além da assistência aos municípios concessionários, a ATS também executou intervenções em povoados localizados na Zona Rural.
Apenas no Povoado Ema, na zona rural do município de Maurilândia do Tocantins, foram executados mais de 3 mil metros de novas Redes de Distribuição de Água (RDA´s), além da perfuração de um novo PTP.
Outras intervenções que merecem destaque, foram concluídas nos municípios de Itaporã e Sandolândia, que foram severamente afetados durante o período de estiagem em 2024.
Em Itaporã, foram ativados novos PTP´s tanto na Zona Urbana, quanto na Zona Rural, aumentando significativamente a capacidade de produção e distribuição de água.
Já em Sandolândia, foram feitas intervenções no sistema de captação e na Estação de Tratamento de Água (ETA), com a substituição de bombas, filtros e equipamentos responsáveis pelo tratamento da água.
Educação Ambiental
Aliada a essas ações emergenciais a equipe de Educação Ambiental da ATS, executou um trabalho de conscientização e prevenção com os alunos das escolas instaladas nos municípios atendidos pela Agência.
Nos últimos 30 dias, foram realizadas uma série de palestras em comemoração ao mês do Dia da Árvore. As ações tiveram como foco sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância das árvores na manutenção da qualidade e quantidade da água disponível, ressaltando o papel essencial da preservação ambiental para garantir o equilíbrio dos recursos hídricos.
Durante as atividades, também foram abordados temas como a importância da água para a vida e os desafios enfrentados no período de escassez, despertando nas crianças a consciência sobre o uso responsável e a preservação desse recurso tão valioso.
As palestras contemplaram os alunos de nível fundamental das escolas municipais de diferentes regiões do Estado: no Bico do Papagaio (Maurilândia, Luzinópolis, Sampaio e São Bento) e na região Sudeste (Novo Jardim, Aurora e Vila Retiro). Por meio dessas ações, a ATS reforça seu compromisso em promover a educação ambiental e contribuir para a formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de um futuro mais sustentável.
“Estamos com diversas frentes de serviço atuando de norte a sul do estado para atender aos nossos municípios e garantir que a população não seja afetada pelo desabastecimento. Temos ciência que é um período crítico devido à estiagem, mas seguindo uma determinação do nosso governador Laurez Moreira, estamos trabalhando diuturnamente para poder atender à demanda de nossos 44 municípios, incluindo povoados e Projetos de Assentamentos na Zona Rural”, afirmou o presidente Paulo Ricardo.
📲 Clique aqui para entrar no meu grupo do WhatsApp