O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores do Tocantins (PT-TO) realizou nesta sexta-feira, 18, na Câmara Municipal de Dianópolis o quarto encontro regional para discussão de pré-candidaturas. O evento teve a participação do deputado federal Célio Moura (PT-TO), do pré-candidato ao governo Paulo Mourão, e foi conduzido pelo presidente estadual do PT, o deputado estadual Zé Roberto. Também participaram da mesa o prefeito de Dianópolis, José Salomão, a deputada estadual Amália Santana, o suplente de senador Donizete Nogueira, a secretária de mulheres do PT, Ana Cléia, e a secretária de combate ao racismo do PT Tocantins, Nayara Mascarenhas.
Célio Moura destacou que durante esta semana participou de uma importante atividade na Câmara que foi a reunião entre a Frente Parlamentar Mista de Combate à Fome e à Miséria, presidida por ele, e da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, presidida pelo deputado Padre João (PT-MG), oportunidade em que foram discutidas e decididas ações para combate imediato à fome. “Nós estamos implantando um amplo comitê formado por diversas entidades que vão fazer chegar alimentos às famílias e às pessoas que sofrem com a Fome e vamos também buscar políticas públicas com objetivo de proporcionar mais emprego e renda para tirar as pessoas desta situação”, afirmou.
O deputado acrescentou ainda que a fome no Tocantins é fruto da falta de políticas públicas do governo do Estado, visto que vários governos não tinham este assunto como prioridade, seja por não defenderem os que mais precisam, seja por estarem fazendo mandatos tampões de gestões sacadas do poder por força da Justiça. Por isso, Célio defende que o pré-candidato Paulo Mourão seja eleito governador para fazer valer uma mudança real na política tocantinense. “Vários governos não terminaram seus mandatos por causa da corrupção, e os que entraram eram mais do mesmo. Por isso, precisamos eleger Paulo Mourão ao governo”, completou.
Outro assunto abordado por Célio foi sobre o foco de seu mandato na agricultura familiar e na gestão municipal. “Posso citar que enviamos kits agrícolas para a agricultura familiar através de associações e ainda com a ajuda de prefeituras, que também receberam recursos para a Saúde, Educação e Infraestrutura, como é o caso de Dianópolis e São Salvador”, comentou.
O pré-candidato Paulo Mourão reafirmou sua disposição de fazer um governo voltado para a maioria da população e que seja balizado na busca de políticas públicas para combate ao desemprego, à fome e miséria, e que possibilite geração de renda melhor ao povo tocantinense. “Nós temos visto estes governos que entram e só buscam resolver os problemas de meia dúzia de pessoas ou deles mesmos. Queremos ser governo para priorizar Educação, Saúde e melhor qualidade de vida para a maioria dos tocantinenses e não para meia dúzia de apaniguados do governador de plantão”, acentuou.
O prefeito de Dianópolis, José Salomão, agradeceu a presença e a parceria dos deputados, como do deputado Célio Moura, que destinou emendas à cidade. Ele também destacou a necessidade do PT eleger não só Lula como presidente e Paulo Mourão como governador, mas de eleger mais deputados estaduais e federais. “É muito importante que o PT consiga eleger bancadas fortes para dar sustentação aos governos”, apontou.
O deputado Zé Roberto saudou aos presentes e parabenizou todos os pré-candidatos a deputados estaduais e federais e também ao pré-candidato ao governo Paulo Mourão. “Precisamos da força de cada companheiro pré-candidato e também dos que não serão candidatos para sensibilizar o povo e elegermos bancadas fortes”, conclamou.
A deputada Amália Santana também fez uso da palavra e destacou a necessidade de eleger mais mulheres. “As mulheres ainda são minoria nas assembleias e no Congresso, precisamos fortalecer e ampliar as bancadas femininas”, elencou.
Pré-candidatos
Estiveram presentes e fizeram uso da palavra falando de suas plataformas políticas os pré-candidatos Antônio Marcos (estadual), professor George França (estadual), Eutália Barbosa (estadual), professor Fabiano Kenji (federal), José Roque (estadual), e Tuca do Ferro Velho (estadual), dentre outros.