O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Araguaína recebe mais um prêmio nacional por excelência na gestão pública

Araguaína recebeu mais um prêmio nacional por gestão do dinheiro público durante o 1º Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, no último dia 4. O IGM-CFA (Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração) coloca o Município em primeiro lugar do Tocantins e terceiro dentre as 95 cidades com mais de 100 mil habitantes das regiões Norte e Nordeste.

A premiação foi entregue pelo IBGR (Instituto Brasileiro de Gestão por Resultados) e recebida pela equipe da Secretaria da Fazenda de Araguaína. “A gente sempre procurou fazer esta comparação para sabermos o nosso aproveitamento, e até então não conhecíamos este trabalho nacional. Isso demonstra o quanto estamos no caminho certo”, afirmou o secretário Fabiano Souza.

A ferramenta IGM-CFA foi lançada em 2017 para avaliar critérios de finanças, gestão e desempenho. Com 6,88 pontos Araguaína fica atrás apenas de Petrolina (PE) e Ariquemes (RO), com 7,05 e 6,98 pontos, respectivamente.  Dentre as outras cidades avaliadas no grupo citado, Araguaína ficou à frente de Palmas (TO), Imperatriz (MA), Marabá (PA), Parauapebas (PA), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Sobral (CE), Ji-Paraná (RO) e Campina Grande (PB).

Desses itens avaliados, Araguaína se destaca em gestão, com 8,36 pontos. A nota é a 23ª melhor dentre todos os 326 municípios brasileiros que têm mais de 100 mil habitantes. Nessa avaliação foram levados em consideração o planejamento da despesa, captação de recursos, transparência e a regularidade com a Secretaria do Tesouro Nacional.

O evento
O congresso contou com palestrantes renomados em administração. Segundo o diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, Fabio Macedo, a pesquisa procura mostrar a realidade do Brasil para ser uma ferramenta na implementação de políticas públicas que contribuam nos resultados para a população. “Tá na hora de sair do amadorismo, sair daquela antiga inércia que poderia se fazer de qualquer jeito. A gestão precisa ter efetividade e reflexo disso é o próprio cidadão”.

Reconhecimento
Araguaína soma cinco prêmios na atuação pelo mercado financeiro mais livre e seguro. Em 2014, a cidade foi vencedora na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor com o Projeto Destrava Araguaína, e o Prêmio Arara Azul, também do Sebrae, por ter vencido na categoria Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, em 2016.

Desde 2020, além do prêmio do IBGR, o prefeito Wagner Rodrigues venceu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, etapa estadual, na categoria desburocratização, e foi o único gestor da Região Norte do Brasil a receber o Prêmio Destaque Forúm Imbrics de Boas Práticas em Gestão de Políticas Públicas, em outubro deste ano.

Comentários estão fechados.