O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Araguaína abre banco de dados para inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A Prefeitura de Araguaína vai criar um banco de dados para inserir pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho. A primeira ação será realizada em parceria com a equipe de recursos humanos do ISAC (Instituto de Saúde e Cidadania), no próximo dia 24, sexta-feira, na Praça CEU (Centro de Esportes Unificado), localizada no setor Araguaína Sul.

Conforme a Lei Federal de nº 8.213/1991, conhecida como Lei de Cotas, as empresas que possuem mais de 100 funcionários devem preencher de 2% a 5% das vagas com PCDs. O cadastro do Município tem como intuito fortalecer a inclusão e auxiliar a iniciativa privada.

“A cidade vive o mesmo cenário nacional quanto ao desafio para o preenchimento dessas vagas de emprego, precisamos mudar essa realidade, além de promover a humanização, valorização e respeito às pessoas com deficiência por meio da inclusão”, explicou a diretora de Políticas Públicas Setoriais da Secretaria da Assistência Social, Rhaíssa da Rosa.

A diretora Rhaíssa ainda ressalta que todas as pessoas com deficiência podem participar da ação, inclusive as que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada). “Em alguns casos, o PCD que começa a trabalhar não perde integralmente esse auxílio do Governo Federal. Por isso, caso a pessoa possa trabalhar, ela deve participar da ação. Teremos servidores no local explicando sobre cada situação”.

Como participar
A ação será em dois horários para que todos possam participar, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Para agilizar o cadastro, basta levar um laudo médico que especifique a deficiência física ou intelectual, além de um currículo atualizado. O interessado que não tiver como imprimir ou editar o documento profissional, os servidores estarão no local para ajudar na edição e impressão.

Inicialmente, o resultado dessa ação irá atender ao ISAC. Os candidatos serão orientados quanto às vagas disponíveis para PCDs na instituição, nos seguintes locais de atuação: AME (Ambulatório Municipal de Especialidades), HMA (Hospital Municipal de Araguaína), PAI (Pronto Atendimento Infantil) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários estão fechados.