Já sentiu ou conhece alguém com queixa de zumbido? A famosa “chieira” no ouvido?
O zumbido é a sensação de um ruído, que não tem relação com um som externo real. É um sintoma que acomete milhões de indivíduos no mundo e pode apresentar-se de forma intermitente ou persistente, unilateral ou bilateral, com características pulsáteis (“coração batendo”) ou não pulsátil (“panela de pressão”, “bater de asas”, “chiado de rádio”).
A depender da sua característica e intensidade o zumbido pode tornar-se um sintoma incapacitante, e de grande prejuízo emocional.
Partindo do principio que o zumbido é um sintoma e não uma doença pré- definida e que não há um tratamento único especifico, a cura ou melhora deste sintoma depende de uma boa investigação etiológica.
A principal causa de zumbido é a perda auditiva, por isso no inicio da investigação, é necessária uma avaliação da audição. Entre outras causas comuns podemos citar, presença de cerume no ouvido externo, doenças cardiovasculares ( hipertensão), doenças metabólicas (anemia, diabetes, alterações da tireoide e colesterol), doenças neurológicas (aneurisma, trauma crânio encefálico, acidente vascular cerebral), causas farmacológicas, alterações emocionais (estresse, ansiedade), mal formações vasculares, alterações alimentares (abuso de café, chocolate, chá mate), entre outras. Esses sintomas podem ser únicos ou em associação, e por isso muitas vezes chegar a “cura” do zumbido é tão difícil.
Com uma boa avaliação, investigação e condução correta para o tratamento, é possível a cura para o zumbido!