Wanderlândia tem as melhores cachoeiras do Tocantins

Com o objetivo de mapear, identificar e qualificar roteiros nas diferentes regiões do país, o Sebrae criou o Programa Agentes de Roteiros Turísticos. O programa nacional conta com a atuação de 200 agentes em 250 territórios e 600 municípios.

O papel dos agentes é apoiar a implementação das ações de territórios contemplados com iniciativas de Turismo do Sebrae, facilitando a realização do planejado e potencializando os resultados.

As ações executadas tratam de fortalecimento da governança local, apoio aos empresários dos diversos segmentos ligados ao Turismo em melhorias dos processos de gestão com foco na excelência da qualidade, acompanhamento de Conselhos e Secretarias de Turismo, na estruturação das Políticas de Turismo municipais, além da estruturação de um uma rota ou produto turístico em cada uma das localidades.

Com um amplo número de atrativos naturais, a cidade possui canyons, córregos e cachoeiras, não à toa Wanderlândia é chamada de Cidade das Cachoeiras.

Definiu-se assim, o Roteiro turístico 03 Estrelas (Cachoeira Grande, Cachoeira Encontro dos Amigos e Cachoeira Paraíso). São quedas d’água com estrutura de atendimento em venda de alimentos e bebidas, com administradores determinados a desenvolver os negócios e promover o município.

Hoje, dia 07 de novembro, convidados da mídia e de agência de viagens tiveram a experiência de visitas os atrativos turísticos de Wanderlândia, no Tocantins.

Com saída do Centro da cidade, o grupo formado pelos representantes da Agência de viagens e Turismo Selva Vertical, de Araguaína e os jornalistas de Wanderlândia, saiu em destino inicialmente a Cachoeira Paraíso.

A Cachoeira Paraíso é administrada pela casal Benice e Amarílio com oferecimento de serviço de alimentação e bebidas.

Em seguida, foi a vez de conhecer a Cachoeira Encontro dos Amigos. No local funciona um restaurante administrado pelos senhores Ilario e Marilene com atendimentos aos fins de semana, espaço para acampamento e campo de futebol no espaço da Associação de moradores da Costa Rica, na Zona Rual do município.

Por fim, foi a vez de experimentar as belezas da Cachoeira Grande. Uma empresa também familiar, onde a Kênia e o Denor recebem as pessoas para aproveitamento de boa comida e bebidas.

Foi possível nesse último local, a prática de rapel em uma demonstração das possibilidades de aproveitamento dos atrativos.

Os 03 pontos de visitação possuem possibilidades de desenvolvimento de atividades ligadas a natureza, como pesca, esportes radicais, turismo de aventura, acampamento, além do banho recreativo. Potencial para desenvolvimento de atividades esportivas e de Turismo de Aventura, como rafting, rapel, escalada, montainbike, trilhas, além da prática da pesca esportiva.
O desenvolvimento do roteiro turístico pretende ser via de desenvolvimento de forma sustentável do município com a conservação ambiental e melhoria de estrutura e segurança; em termos econômicos com a geração de trabalho e renda e atração de investimentos e no aspecto social por meio da melhoria de infraestrutura; Diversidade cultural; Aumento do nível de qualificação profissional.