Antônio Machado Fernandes, 70 anos, pioneiro no ramo agropecuarista do Tocantins, na região de Paraíso do Norte, quando a região ainda pertencia ao Estado de Goiás, é o homenageado do deputado Vilmar com a Comenda de Mérito do Agronegócio este ano.
A solenidade de entrega da Comenda é promovida pela Assembleia Legislativa durante a programação da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), e ocorreu na tarde desta quarta, 15, no auditório do Sebrae instalado na Feira.
A homenagem realizada pelos deputados estaduais é respaldada pela Resolução nº 311/2014, com a finalidade de “contemplar pessoas ou entidades que, através de suas ações, pesquisas ou trabalhos desenvolvidos, tenham contribuído de forma relevante para o fomento do agronegócio do Estado do Tocantins”.
Homenageado
A oportunidade de trabalho e crescimento na Cia Criadora Paraíso, por meio da implantação da Fazenda São José, foi a porta de entrada para Antônio se estabelecer na região. O empreendimento nasce junto com a efervescência de desenvolvimento do Norte Goiano, com a construção da BR-153, e junto com perspectiva de futuro enfrentou os desafios da implantação.
Em 1973 inicia a construção de pastagens no cerrado, importando sementes de capim brachiaria da Austrália. Em 1975 começa o plantio da lavoura de arroz. Os desafios eram grandes. O calcário era trazido de Goianésia-GO e o arroz plantado era levado para secar em Anápolis-GO. A mão de obra para operação das máquinas era importada de Goiânia. Em seguida, inicia o plantel de cria de Gado Nelore, com inseminação artificial.
Desde a criação do Estado do Tocantins, em 1988, Machado já atuava na atividade pecuária e imobiliária na região. Com a implantação da capital, empreendeu na área comercial, instalando o Posto Primavera, o segundo posto de combustível da cidade. Abriu também o Posto Verão e investiu no ramo da construção civil.
Outro segmento de atuação de Machado foi a revenda de caminhões Scania, com a empresa MCM veículos. Ampliou a atuação para área de automóveis e máquinas agrícolas.
Homenageados
– Cássia Rejane Cayres Teixeira, presidente do Sindicato Rural de Augustinópolis e Região;
– Luís Renato Leão Carneiro, empresário e agropecuarista;
– José João Batista Stival, empresário e agropecuarista;
– Paulo Carneiro, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e do Sistema Faet/Senar Tocantins;
– Antônio Machado Fernandes, empresário e agropecuarista;
– Roberto Jorge Sahium, engenheiro agrônomo;
– Edvando Baldoino Bessa, empresário e agropecuarista;
– Fausto Vinícius de Guimarães Garcia, sócio proprietário da Unigel Sementes;
– Eduardo Juliani, empresário e agricultor;
– Celso Guelfi, empresário e agropecuarista;
– Luiz Pereira Martins Pires, empresário e agropecuarista;
– Rossine Aires Guimarães, empresário e agropecuarista;
– Carlos Wagno Maciel Milhomem, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Sudeste do Tocantins (Aproest);
– Raquel Ogawa da Silva, vice-prefeita de Paraíso do Tocantins;
– Caroline Cristiane Schneider Barcellos, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO);
– Ademir Celso Rossato, agropecuarista;
– Agostinho Lopes Filho, agropecuarista;
– Luciano Andrade Gouveia Vilela, empresário e agropecuarista.