Visando proporcionar melhores condições de atendimento às pessoas com deficiência auditiva e surdocegas em prédios e repartições públicas do Município, o vereador Folha (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Palmas (CMP), solicitou via requerimento que seja criada a Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Guias-Intérpretes para surdocegos na Capital.
De acordo com o vereador, o pedido leva em consideração o expressivo número de pessoas surdas e surdocegas que vivem em Palmas. “O objetivo da Central de Intérpretes e Guias-Intérpretes é fornecer informações exatas acerca dos serviços públicos que são prestados na Capital, e isso se dará pelos diversos meios de comunicação, inclusive pelo atendimento presencial. Todos são iguais perante a lei. É nosso dever legislar para que toda a sociedade tenha acesso aos serviços públicos”, enfatizou Folha.
No pré-projeto que foi apresentado juntamente com o requerimento, está previsto que durante o atendimento presencial será disponibilizado intérpretes de Libras e guias-intérpretes para surdocegos, nos prédios e repartições públicas, com o objetivo de auxiliar a comunicação e fornecer uma prestação de serviço público mais adequada.
Está previsto ainda que para a criação da Central, poderão ser firmados convênios e parcerias, quando necessário, com órgãos públicos e entidades de direito público e privado.
O requerimento foi aprovado na última quinta-feira (31) e encaminhado ao Poder Executivo para as devidas providências.