O Dia dos Pais está chegando, e uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) prevê que o Dia dos Pais movimentará R$ 25,56 bilhões no comércio. Além disso. O levantamento ainda mostra que cerca de 68% dos consumidores planejam comprar presentes, o que representa aproximadamente 110,9 milhões de pessoas nas capitais brasileiras.
Entre os entrevistados, 32% pretendem gastar mais que no ano passado, enquanto 19% desejam gastar menos. A pesquisa ainda mostra que o gasto médio por pessoa será de R$230 reais, com a compra de 2 presentes em média. Quanto aos presentes, os itens mais procurados serão roupas, seguidos por perfumes, calçados e acessórios.
Quanto à forma de pagamento, 75% pretende pagar à vista, principalmente via PIX e cartão de débito e 34% prefere parcelar no cartão de crédito. Já em relação ao local de compra, a maioria prefere comprar em lojas físicas (69%), enquanto 40% optam por compras online.
A pesquisa também revela que 24% dos consumidores estão dispostos a gastar mais do que podem, enquanto 10% planejam deixar de pagar alguma conta para comprar o presente. Além disso, 35% dos que pretendem presentear têm alguma conta em atraso, e 65% desses estão com o nome negativado.
Layany Moreira, Gerente da CDL Gurupi, revela que espera um aumento nas vendas esse mês e ressalta a importância dos lojistas aproveitarem essa data. “Esperamos um aumento nas vendas esse mês de Agosto, tendo em vista que é uma data que movimenta bastante o comércio, é uma oportunidade para os lojistas estarem divulgando seus produtos, fazendo promoções, oferecendo vales presentes”.