O volume de vendas no varejo da zona do euro se recuperou em junho para níveis registrados em fevereiro, antes das paralisações devido ao coronavírus, mostraram estimativas oficiais nesta quarta-feira, completando uma recuperação que começou em maio após perdas em março e abril.
As vendas nos 19 países do bloco subiram 5,7% em junho ante maio, de acordo com a agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. Os ganhos em roupas e combustíveis alimentaram os ganhos.
O aumento nas vendas ficou abaixo da expectativa de 5,9% em pesquisa da Reuters, mas foi compensado por uma revisão para cima nas vendas de maio.
A Eurostat informou que o volume de vendas saltou 20,3% em maio na comparação mensal, de alta de 17,8% divulgada antes. O dado preliminar já havia sido o mais alto na série histórica iniciada em 1999.
Os dois meses consecutivos de alta compensam totalmente as perdas de março e abril, quando muitos países da zona do euro adotaram restrições para impedir a disseminação do coronavírus.