Veja quanto rendem R$ 5 mil, com selic 2,25%

 Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu, nesta quarta-feira, cortar a taxa básica de juros da economia, a Selic, de 3% para 2,25% ao ano — o menor patamar histórico.

Com a economia fragilizada devido à pandemia de coronavírus (covid-19), redução de 0,75 ponto percentual ficou dentro do esperado pelo mercado. Trata-se do oitavo corte na Selic consecutivo no atual ciclo de baixa iniciado em julho do ano passado. Após a divulgação, gestores e investidores aguardam ansiosamente pela divulgação da ata da reunião em busca do direcionamento do Banco Central nos próximos meses.

Onde investir

Com a Selic em 2,25% ao ano, investimentos de renda fixa, como poupançaCDBs com taxas pós-fixadas, fundos DI e títulos do Tesouro Selic pagam menos, já que seu rendimento é atrelado à taxa Selic ou à taxa DI, muito próxima da taxa básica de juro.

Mas antes de optar pelo investimento, é fundamental que o investidor tenha em mente qual é o objetivo do investimento. Nem sempre a melhor rentabilidade é a mais adequada devido ao prazo. 

R$ 5 mil

A seguir, veja uma simulação de quanto 5.000 reais rendem na poupança, em um CDB, em um fundo DI ou no Tesouro Selic, em diferentes prazos. Os cálculos foram feitos por Michael Viriato, coordenador do Laboratório de Finanças do Insper.

Na simulação, a taxa básica de juro se mantém em 2,25% ao ano por todo o período do investimento. Os valores da simulação já descontam o imposto de renda, cobrado em todas as aplicações, exceto na poupança, que é isenta.

* A TR considerada foi zero. Não há desconto de Imposto de Renda nesta aplicação.
** Taxa DI considerada foi de 4,89% ao ano. 
*** Houve desconto de uma taxa de 0,5% (CBLC + corretagem)

Comentários (0)
Adicionar comentário