Vacinação contra covid-19 em crianças de Araguaína avança para 5 anos sem comorbidades

A vacinação contra covid-19 em Araguaína avança para crianças com cinco anos e mais sem comorbidades a partir desta segunda-feira, 7. As salas de vacina funcionam em cinco UBS (unidades básicas de saúde), de segunda a sexta-feira.
“É muito importante que os pais fiquem atentos à faixa etária das crianças e façam a imunização o quanto antes. Essa atitude salva vidas e traz mais segurança para toda a família”, alertou a diretora de Imunização, Samilla Braga.
As crianças podem ser vacinadas com dois tipos de imunizantes: Coronavac, disponível de 6 a 17 anos, e Pfizer pediátrica, para 5 a 11 anos. “Na hora da vacinação, os pais ou responsáveis escolhem qual deve ser aplicada”, adiantou a diretora.

Crianças vacinadas
Em Araguaína, a vacinação dos menores de 12 anos foi iniciada no dia 21 de janeiro, sendo as primeiras a serem atendidas da faixa etária de 5 a 11 anos, que tinham deficiência permanente ou comorbidades. O público havia sido ampliado para as crianças a partir de 8 anos no dia 31 de janeiro. Até o momento, foram vacinados aproximadamente 700 meninos e meninas.

Documentos necessários
Para menores de 18 anos receberem o imunizante, os pais ou representantes legais precisam estar presentes ou então deve-se apresentar o termo de consentimento disponível no site https://vacina.araguaina.to.gov.br/.  Também é necessária identificação com foto, CPF e cartão de vacina.

Onde tomar?
São cinco UBS disponíveis para vacinação desse público-alvo contra covid-19. As UBS JK, Lago Azul, José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione) e Dr. Dantas (Costa Esmeralda) atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, e a Dr. Francisco Barbosa de Brito (Vila Aliança) atende em horário estendido, das 7 às 18 horas.

Na dose certa
Antes do início da vacinação, as equipes da Saúde de Araguaína foram treinadas de acordo com a Nota Técnica nº 2/22, do Ministério da Saúde. O volume da dose aplicada nas crianças é de 0,2 ml, enquanto nos maiores de 12 anos é de 0,3 ml. Além disso, a formulação da vacina para crianças é diferente do imunizante aplicado nos adolescentes e adultos, e os frascos das vacinas também se diferem, sendo das crianças de cor laranja e dos demais públicos de cor roxa.

Vacina móvel

A Saúde de Araguaína segue com estratégias para ampliar a quantidade de vacinados contra covid-19 na cidade. O Vacina Móvel estará aplicando o imunizante do dia 7 a 12 no Estacionamento da Feirinha. Qualquer pessoa acima de 12 anos poderá atualizar sua carteira de vacinação das 16 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8h30 às 13h30, no sábado.
Em Araguaína, até esta sexta-feira, 4, 260.377 pessoas já receberam a vacina contra a covid-19. Dessas, 129.393 moradores receberam a primeira dose, 104.028 a segunda dose, 4.695 a dose única e 22.261 pessoas já foram imunizadas com a dose de reforço.

Comentários (0)
Adicionar comentário