Com o objetivo de firmar parcerias com os estados vizinhos ao Tocantins, dando continuidade às diretrizes do projeto Integração Geopolítica Interestadual, o titular da Sics, Tom Lyra, se reuniu, nessa quinta-feira, 24, com o secretário estadual de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão, Simplício Araújo, e com potenciais investidores, na capital maranhense, São Luís. O encontro fez parte da agenda de articulação bilateral com estados vizinhos, plano elaborado pelo governador Mauro Carlesse.
Durante a reunião, os gestores estaduais discutiram planos de ação no sentido de fortalecer e alavancar o desenvolvimento econômico dos estados, efetivando políticas públicas de cooperação mútua. “Este projeto [Integração Geopolítica Interestadual], certamente, firmará o Tocantins de forma importante diante do contexto econômico do país. O Governador determinou que nos organizássemos para atender as demandas dos diversos setores da economia e, principalmente, elaborar um plano para o período pós-pandemia”, defendeu Tom Lyra, destacando a importância do diálogo com o secretário de Indústria e Comércio do Estado do Maranhão.
Para Simplício Araújo, o encontro se estabeleceu no momento oportuno. “Sabemos o quanto Maranhão e Tocantins têm crescido e, com essa articulação entre os estados, vislumbramos um crescimento ainda maior”, pontuou o secretário, indicando que o governador do Maranhão, Flávio Dino, confirmou que estará no Tocantins nos dias 22 e 23 de julho.
Investimentos no Tocantins
Buscando articular parcerias com potenciais investidores, o secretário Tom Lyra apresentou as potencialidades do Tocantins a empresários maranhenses.
Na ocasião, Rivelyni Deusdará, sócio-proprietário da empresa Riken Cosméticos, considerou a possibilidade de expandir os negócios e afirmou que o Tocantins está na rota dos investimentos. “Nosso plano é otimizar o escoamento dos nossos produtos. Quando o secretário nos apresentou o potencial logístico do Tocantins, vimos no estado um local estratégico, que pode receber um centro de distribuição”, pontuou o empresário, acrescentando que outro atrativo são incentivos fiscais oferecidos pelo Governo do Tocantins.
Ainda na capital maranhense, Tom Lyra esteve reunido com os empresários Paulo César e Helder de Sousa, proprietários da Indústria e Comércio de Cereais Bom de Gosto, instalada na cidade de Gurupi.
“Finalizamos mais uma missão e estamos confiantes de que a cooperação entre os estados fortalecerá ainda mais a economia do Tocantins. Estive com empresários tocantinenses e potenciais investidores maranhenses num mesmo dia. Isso revela a pujança econômica do nosso estado”, concluiu Tom Lyra, destacando e atribuindo o sucesso da agenda ao governador Mauro Carlesse.
Os próximos encontros ocorrerão nos estados do Mato Grosso, Pará, Goiás, Bahia e Piauí.