“Palmas é a capital do Tocantins e precisa ser a vitrine da nossa cultura e tradição. Como pré-candidata a prefeita, quero fortalecer a economia local, promover nossas raízes e transformar nossa cidade em um símbolo do orgulho tocantinense”, declarou a deputada estadual Janad Valcari (PL) ao comemorar a sanção da Lei nº 4459/2024 pelo governador Wanderlei Barbosa, que eleva o Espetinho ao status de Patrimônio Cultural e Gastronômico do Tocantins junto com a Buchada, o Amor perfeito, o Chambari e a Paçoca de Carne Seca.
Tocantinense raiz, Janad tem sua atuação política marcada também pela preservação das raízes culturais tocantinenses. “Nossa culinária não é só comida, é história, é cultura, é o que somos. Ao proteger nossos pratos típicos, estamos preservando a alma do Tocantins”, afirmou a deputada. Para ela, a lei é uma forma de reforçar a valorização da cultura regional. “Ver o Espetinho, que é algo que temos em todos os lugares de Palmas, a Buchada, o Chambari, a Paçoca de carne seca e o amor perfeito reconhecidos como patrimônio é uma vitória para todos nós”, comemorou Janad. “É uma forma de garantir que nossas tradições sejam apreciadas e transmitidas para as futuras gerações.”
Janad, que é pré-candidata a prefeita em Palmas pelo PL, afirma que poderá expandir essas iniciativas ao implementar políticas públicas que valorizem ainda mais a identidade cultural de Palmas. “A nova lei não apenas celebra nossa rica gastronomia, mas também impulsiona a economia local, incentiva eventos e feiras que destacam esses pratos e fortalece pequenos produtores e comerciantes que promovem através desse reconhecimento os seus produtos e tradições”, garantiu.
Entre suas propostas para os pequenos comerciantes e vendedores ambulantes de Palmas estão a criação de uma linha de crédito no Banco do Povo para aquisição de carrinhos padronizados com carência de seis meses para pagamento, e a promoção de festivais e concursos, como o Festival do Espetinho e o Concurso do Melhor Espetinho.