Em abril de 2022, o Finder entrevistou 2.005 internautas e detectou que 42,7% dos adultos brasileiros possuem conta em bancos digitais, isto significa o aumento de 10,7% em relação ao ano passado. O fato pode estar relacionado às mudanças de comportamentos sociais, devido ao lockdown que a população viveu em todo o planeta, ou mesmo uma tendência natural da sociedade digitalizada, já que o Brasil está entre os cinco do mundo que mais usam internet, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Para o Sicredi o motivo não faz diferença, pois na sua essência está a própria história de surgimento voltado para o sistema de crédito cooperativo. Ao valorizar as famílias produtoras rurais, acredita na importância do atendimento presencial para a construção de diálogos coparticipantes.
Sabe-se que os jovens com idades entre 25 e 34 anos são os mais inclinados ao uso de bancos virtuais, e que apesar da grande parcela de pessoas com pouca afinidade ao uso dos recursos tecnológicos, há sim a vida financeira ativa. Estereótipo estão sendo superados constantemente, e o estímulo às facilidades que o mundo digital oferece são evidentes. Contudo, existe uma questão que não pode ser ignorada que é as relações humanizadas, imprescindíveis em especial no desenvolvimento das ações cooperativas.
Por isso, que o Sicredi investe na abertura de novas agências, porque acredita na contribuição que pode oferecer com o atendimento presencial. Ressignificando os tradicionais modelos de agências bancárias, com a eficiência dos recursos tecnológicos sem ignorar a inclusão democrática para o acesso aos recursos disponíveis.
Em Tocantins, é possível encontrar agências Sicredi nas principais cidades do estado e no interior, dentre elas destacamos três em Palmas e duas em Araguaína respectivamente. Contando ainda uma agência nas cidades como Porto nacional, Gurupi, Dianopolis, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Paraíso, Colinas, Tocantinopolis, Araguatins, Guarai e Pedro Afonso.