Setembro amarelo: Mês de prevenção ao suicídio

Com a iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, desde 2014, acontece em todo Brasil a Campanha do Setembro Amarelo, com o objetivo de conscientizar a importância da prevenção ao suicídio.

No Brasil são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos, esse grande número mostra a relevância de abrir os olhos e direcionar o olhar para a prevenção.

A informação correta, desmistificação, esclarecimentos de melhores condutas e alerta para os sinais de alerta são os focos dessa campanha.

O principal fator de risco para o suicídio consiste em doenças mentais, muitas vezes ainda não identificada, reconhecida sem tratamento ou com tratamento incorreto. Observar o comportamento das pessoas próximas é de extrema importância para acompanhar o tratamento e detectar sinais precoces de possíveis doenças mentais.

Atitudes simples como “dar atenção”, “ser um bom ouvinte sem julgamentos”, “exercer empatia”, “pedir ajuda” ou “gritar por socorro”, pode mudar o rumo de muitos pensamentos e tentativas.

Médica Otorrinolaringologista em Palmas- TO, Membro Titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial – Instagram: dramarianasiqueira e email:  contato@dramarianasiqueira.com.br

Comentários (0)
Adicionar comentário