“Será marco do meu 1º ano de mandato um ginásio poliesportivo de grande porte”, garante Jorge Frederico em reunião com esportivas araguainenses

O candidato a prefeito de Araguaína Jorge Frederico (Republicanos), da Coligação Araguaína Pode Mais, recebeu em seu comitê central na última semana professores e profissionais de educação física, atletas, estudantes das universidades locais e pais de alunos para apresentar suas propostas para o esporte da cidade. Diante das demandas da área no município, o candidato garantiu que construirá um ginásio poliesportivo de grande porte já no primeiro ano de seu mandato.

 

“Um ginásio poliesportivo de grande capacidade, com medidas oficiais e capacidade para cinco mil pessoas, que dê a Araguaína um local que vai marcar o primeiro ano do meu mandato”, assegurou Jorge, acrescentando ainda que fará com que a cidade seja conhecida no cenário nacional e internacional.

 

Para o professor de Educação Física Aldo Alves, que atua há 40 anos na profissão, o ginásio incentivará crianças a retornarem ao esporte na cidade. “A gente nunca teve um ginásio grande a nível nacional. Nós aqui estamos assim, meio carentes, muito, e chegando esse local de esporte aqui na Araguaína, vai melhorar bastante, viu? Todos os esportes. E assim, principalmente as crianças têm sumido. Precisamos buscar mais professores, educação física, mais esportistas, treinadores, para que nós possamos crescer mais ainda e ver que as crianças vão aparecer”.

 

Entre outras propostas do candidato também está a criação do calendário esportivo. “Farei com que Araguaína tenha um calendário esportivo o ano inteiro, com eventos que tragam movimento para a cidade, incentivem os jovens competidores e oportunizem que a cidade saia do anonimato”.

 

Mais propostas

Para alavancar o esporte araguainense, além do ginásio de grande porte e do calendário esportivo, o candidato Jorge Frederico se comprometeu em: criar o Conselho Municipal do Esporte, retorno do Programa Bolsa Atleta, cursos de capacitação para os professores de Educação Física das escolas municipais e contratação de profissionais formados, projetos esportivos para os atletas na cidade e para levá-los para fora, criação de lei de incentivo ao esporte para que empresas sejam patrocinadoras dos atletas, projetos sociais para iniciação ao esporte e utilização dos ginásios para projetos esportivos municipais.

 

“O meu sonho no esporte é com que Araguaína esteja disputando a série ouro em todas as modalidades e eu sei como fazer”, afirmou o candidato.

 

Sem apoio

O diretor da Escola do Flamengo em Araguaína, Jean Charles Pereira, contou que está há três anos na cidade e não há apoio da Prefeitura para formação de novos atletas. “Nós encontramos muita dificuldade quando se fala em apoio, principalmente por parte do Município, infelizmente. Temos alguns atletas que estão hoje no Flamengo e tivemos apoio do Estado através da Secretaria Estadual de Esportes”.

 

Ele falou ainda que Araguaína é um celeiro de novos talentos, que estão sendo desperdiçados. “Precisamos de um centro de formação de atletas. Tem algumas escolinhas do município, mas infelizmente são jogadas. Com um CT, com estrutura, com vários centros de formação, onde vai formar o atleta do um todo, desde o campo, a parte psicológica, de nutrição. Somos um celeiro muito grande de atletas, mas não temos um centro de formação para essas crianças”.