Secretário Fábio Vaz participa do Seminário do Livro, Leitura e Escrita, em Palmas

O secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, participou nesta terça-feira, 30, do “I Seminário do Livro, Leitura e Escrita”, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Palmas.

O evento é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e busca promover discussões voltadas para a universalização da cultura literária no Estado.

O professor Fábio Vaz enfatizou a importância das ações integradas e do fortalecimento das relações e parcerias entre as pastas. “Estou muito feliz com as ações do Governo do Estado. O Tocantins vive uma nova fase na gestão do governador Wanderlei Barbosa, que está resgatando as políticas de cultura, e esse espaço representa o resultado de muita luta e de buscas por melhorias. Discutir a leitura, a cultura, os hábitos, tudo isso é importante para se fazer uma educação plena”, ponderou o secretário Fábio.

O secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, destacou a importância do momento para as discussões no Estado. “Vi muitas histórias lindas, mas confesso, na qualidade de jornalista, que a história mais linda é a do Tocantins. Agradeço ao governador Wanderlei Barbosa pela missão de contribuir com o desenvolvimento de ações no setor cultural. Queremos garantir políticas públicas culturais perenes”, pontuou Tião Pinheiro.

A presidente da Academia Tocantinense de Letras, Mary Sonia, comentou sobre o evento. “É imensamente importante a realização desse evento, visto que o livro é a nossa alma que nos leva do mundo de hoje para o mundo do futuro. Ainda mais que escrever é um gesto de amor, porque quando se escreve a alma é transmitida para o mundo, e a partir desse momento, o livro passa a pertencer ao universo”, ressaltou.

A professora e contadora de história, Valquíria Maranhão, participou do evento e destacou que novas perspectivas serão geradas para a cultura da leitura e escrita no Estado. “É uma honra participar desse Seminário. Muitos escritores e representantes de muitos municípios participaram do encontro. Falar de leitura, escrita e literatura no Tocantins é importante, e com certeza teremos uma farta colheita tanto no campo da cultura como no campo da educação”, concluiu Valquíria Maranhão.