A Prefeitura de Palmas irá expandir o público a ser vacinado contra a Covid-19 na Capital. Isso será possível graças à remessa de 1.180 doses da CoronaVac disponibilizadas pelo Estado nesta semana. Este quantitativo permitirá que 100% de idosos com 78 e 79 anos recebam a primeira dose do imunizante. A ação para aplicação acontecerá quinta-feira, 18, nos estacionamentos do Ginásio Ayrton Senna e Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em sistema drive-thru, das 8 às 17 horas.
A Semus esclarece que, apesar do Estado ter anunciado a imunização de 13% dos idosos entre 75 e 79 anos, será feita na Capital a vacinação da totalidade de idosos na faixa etária de 78 e 79 anos.
Documentos necessários
Para receber a primeira dose, o idoso deve apresentar documento pessoal (RG), o cartão de vacina e o cartão SUS ou CPF. Idosos acamados ou com mobilidade reduzida serão vacinados em casa. Idosos que não puderam comparecer na ação poderão agendar a vacinação na sua Unidade de Saúde da Família (USFs) de referência.
Balanço
Em Palmas foram aplicadas até o momento 16.295 doses da vacina, sendo 9.477 com a primeira dose e 6.798 com a segunda dose. Foram priorizados profissionais que trabalham na linha de frente contra a Covid-19 e idosos, grupos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e constantes no Plano Municipal de Vacinação.
Remessas
Até o momento a Semus recebeu 9.991 doses da Coronavac para a primeira administração e 9.091 de doses para a segunda aplicação. A Capital também recebeu 1.130 doses da vacina Astrazeneca/Oxford (destinadas à primeira dose para profissionais da saúde da linha de frente).