A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) recebeu, nesta semana, a doação de 190 máscaras, modelo Face Shield , acrílicas das fundações Lions Club e Adão Cordeiro Machado. Os materiais serão utilizados pelos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19)
Os protetores faciais serão distribuídos nas três Unidades de Urgência de Palmas – Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Norte e Sul, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e nas Unidades da Atenção Primária Sentinelas.
De acordo com o presidente da Lions Club em Palmas, João Marques, a instituição atua em ações que buscam ajudar catástrofes mundiais, como é o caso da pandemia do novo coronavírus. “Onde há um necessitado, há um leão e nosso objetivo é sempre contribuir com o bem”, completa.
Além das máscaras enviadas à Semus, as fundações também doaram 350 materiais deste tipo para o Hospital Geral de Palmas (HGP) e Hospital Infantil de Palmas. “Esperamos que essas máscaras possam ajudar na proteção e contribuir na luta desses profissionais neste momento de dificuldade”, frisa.
Os Leões atendem às necessidades das comunidades locais e do mundo. Ao todo, a instituição soma mais de 1,4 milhão de associados em 210 países.
Máscaras
Este modelo de protetor facial em acrílico é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) extremamente seguro, que evita o contato com gotículas que possam atingir o rosto, o nariz, a boca e os olhos, e ainda pode ser facilmente higienizada.
Em formato de um escudo, encobrem boa parte do rosto e funcionam essencialmente como uma barreira. No entanto, segundo os profissionais de saúde, para que sejam seguras o suficiente, precisam ser usadas sobre uma máscara cirúrgica, já que na parte inferior ela é aberta.