Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços assina Termo de Cooperação Técnica de programa que apoiará 3.200 pequenos negócios no Tocantins

Na manhã da última quarta-feira, 18, a Secretaria de Estado da Industria, Comercio e Serviços (Sics) e a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais e Políticas de Governo assinaram o termo de cooperação técnica para realização do projeto Tocantins Empreendedor. O termo foi assinado pelos gestores das pastas, Carlos Humberto Lima e Marcos Milhomens, respectivamente.

O projeto tem como foco ofertar 3.200 capacitações de futuros empreendedores ou empreendedores informais que, ao final do programa, terão seus negócios formalizados, com aumento de renda e geração de novos empregos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico regional.

Para Marcos Milhomens, o projeto ‘Tocantins Empreendedor’ surge com o propósito de formalizar capacitar, apoiar, orientar e acompanhar a abertura e gestão de novos negócios ou negócios que já existam e estão na informalidade, de forma descomplicada e objetiva, que se adeque à realidade de cada cidadão atendido.

“O programa Tocantins empreendedor surge com o viés de capacitar 3.200 tocantinenses que terão acesso a vários cursos de qualificação totalmente gratuitos, o objetivo é pegar o pequeno empreendedor para se qualificar e ensiná-lo, de fato o que é empreender. Ao final do programa, famílias que antes estavam em situação de vulnerabilidade social, estarão agora contribuindo com sua comunidade”, pontuou o secretário.

Para Carlos Humberto Lima, o projeto faz parte das ações do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), no eixo da mão de obra qualificada, e a expectativa é que o lançamento aconteça ainda no primeiro semestre de 2023.

“O Tocantins Empreendedor reforça o compromisso do Governo do Estado, em apoiar, orientar e capacitar o trabalhador que quer crescer, gerando mais renda, melhorando a qualidade de vida da sua família e contribuindo com a comunidade local através do serviço que ele presta. Esses negócios gerarão novos empregos, fortalecendo a economia dos municípios tocantinenses”, finalizou o secretário.