Mais de 1.800 metros de tubulações de concreto já foram instalados para execução da rede macrodrenagem que vai atender os setores Lago Sul e Jardim Janaína. Essa rede se ligará à infraestrutura de microdrenagem já operante nos dois setores. Nesta sexta-feira, 21, está ocorrendo a construção de poço de visita entre a Av. João Pires Querido e a Rua J-01, na entrada do Jardim Janaína. Está sinalizado com placas e cones para alertar os condutores e pedestres que passam pelo local.
A galeria, que atravessa a Av. Teotônio Segurado, se encerrará em ponto de lançamento na lateral do Jardim Flamboyant II. Lá há máquinas trabalhando na conclusão de outro ponto da rede de macrodrenagem.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), a implantação desta rede custará aos cofres públicos cerca de R$ 3,2 milhões, recursos oriundos do Programa de Ampliação de Infraestrutura Urbana de Palmas (Proinfra), que recebe financiamento do Banco do Brasil.
O investimento envolve levantamentos topográficos, escavações da galeria, instalação das tubulações de concreto e recomposição asfáltica do ponto recortado da Av. Teotônio Segurado, programado para ocorrer nas próximas semanas e construção de gabião.
Desde 2020, Jardim Janaína e Lago Sul receberam, juntos, R$ 4.068.240,15 em investimento revertido em rede de drenagem pluvial interna, terraplanagem, pavimentação asfáltica, calçadas e sinalização viária. Toda essa infraestrutura foi entregue à comunidade no início de 2021.