As perspectivas para a indústria avícola global no quarto trimestre de 2022 e no início de 2023 permanecem firmes, apesar dos grandes desafios em toda a avicultura mundial, bem como de alguns contratempos recentes na América do Norte. Do ponto de vista do mercado, um clima econômico mais fraco com pressão sobre o poder de compra levará a um comportamento do consumidor mais orientado pelo preço, o que favorece o consumo de aves, pois é a opção mais barata de proteína de carne.
O desempenho do mercado também dependerá da dependência econômica do comércio de energia. Em geral, o Sul/Sudeste da Ásia, o Oriente Médio e a África tenderão a ter um desempenho melhor do que a Europa, o Nordeste da Ásia e a América do Norte. Os riscos do Covid-19 ainda estão presentes e podem levar a novas interrupções na temporada de inverno do Hemisfério Norte e indiretamente no comércio internacional.
Os maiores desafios operacionais estão voltados para os altos preços dos alimentos, o aumento do custo da energia em países dependentes de importação, os altos custos de distribuição, o aumento dos custos trabalhistas e as preocupações contínuas com a gripe aviária (IA). O Rabobank espera que, no restante de 2022 e início de 2023, os preços dos alimentos retrocedam aos níveis do primeiro trimestre de 2022, o que significa ficarem de 10% a 15% abaixo do pico do segundo trimestre.
A grande inflação de preços de custo, entre outros insumos, significa que há espaço limitado para reduzir os preços do frango. Este é especialmente o caso na Europa, onde os preços futuros da energia para o inverno estão ficando até 10 vezes acima dos níveis médios. Isso pode afetar a agricultura e o processamento, com custos crescentes, preocupações com a disponibilidade de CO2 para atordoamento com gás e custos crescentes de armazenamento e distribuição a frio.
A IA continua se espalhando globalmente, com casos em andamento no Hemisfério Norte, mesmo no verão, e no Sudeste Asiático e na África. O risco contínuo de disseminação e o comércio mais difícil de material de reprodução levam a uma situação de oferta restrita em muitas regiões.
A oferta global apertada e a inflação de preços levaram a volumes comerciais recordes de 3,5 milhões de toneladas no segundo trimestre de 2022, e esperamos que o comércio no segundo semestre de 2022 seja ainda mais forte. Mais países estão abrindo mercados para importações para conter a inflação de preços locais.
Nesse contexto de mercado global altamente desafiador, será importante manter a produção equilibrada. Na América do Norte e no México a oferta vem aumentando e sinaliza risco de perda do equilíbrio do mercado nestes tempos de inflação de custo. O Brasil é outro exemplo.
O foco da indústria avícola deve ser a excelência nas operações. A diferença entre um bom e um fraco desempenho está na eficiência em tempos de inflação, de grandes desafios no abastecimento e de rupturas. Também é importante oferecer soluções adequadas e acessíveis para manter o frango no cardápio de consumidores que buscam produtos mais baratos.