“Quando você fala com quem sente na pele, a situação é vista diferente”, destaca presidente estadual do Sintet sobre Marcus Marcelo

O deputado  e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, Marcus Marcelo (PL), realizou no último dia 16, em seu gabinete, na Aleto (Assembleia Legislativa do Tocantins), uma reunião com representantes do Sintet (Sindicato dos Trabalhadores da Educação). O presidente estadual do sindicato, José Roque Santiago, destacou várias pautas da entidade, entre elas a revisão do plano de carreira dos profissionais da Educação, em especial do professor, a Reforma da Previdência e o debate do novo Ensino Médio.

“Conversamos bastante com o deputado, colocamos nossas demandas, nossas angústias, esperando que o deputado, como é da base da educação, faça uma reflexão e possa levar nossas demandas para dentro da Assembleia, para ver os debates, para que os debates sejam producentes para a Educação do Estado”, afirmou o presidente.

José Roque também citou  que se sente representado na Comissão de Educação. “A gente vê uma boa recepção do deputado, inteirado com a pauta, preocupado com a situação, eu acho que essa situação vai nos dar dias melhores. O deputado tem muito conhecimento do funcionamento de uma escola, de uma agenda no chão da sala de aula, quem conhece a realidade trabalha em cima deste contexto que produz melhor, diferente de quem não conhece, quando você fala com quem vivenciou, vivencia e sente na pele, a situação é vista diferente”.

Educação mais atrativa
O deputado Marcus Marcelo disse que o gabinete estará aberto para discutir com todas as representações da categoria.

“Pautamos várias demandas de interesse da Educação do nosso Estado. A revisão do plano de carreira, que tem que acontecer, para que de fato a gente possa ter um plano de carreira atrativo para os profissionais da Educação, em especial para o professor; debate do novo Ensino Médio; a questão do Igeprev, da reforma previdenciária. O nosso gabinete está aberto”, assegurou o parlamentar.

Comprometimento
O secretário da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e secretário geral do Sintet, Carlos Santana, falou da importância do comprometimento com as pautas debatidas.

“Foi muito positivo o presidente da Comissão de Educação ter escutado o sindicato, que é uma das vozes que faz interlocução com a comissão. Ter se comprometido, abrir um canal de diálogo.  Esperamos aprofundar esse diálogo que tem como pauta principal  uma educação de qualidade, que atenda os filhos dos mais pobres”, afirmou Santana.

Participaram ainda da reunião, o presidente do Sintet Regional de Palmas, Fábio Lopes; o assessor jurídico da entidade, Silvanio Mota; o assessor de sistema, Rhuellson Ferreira; as diretoras Silvinia Pires e Eunice Conceição e a assessora de Comunicação, Núbia Martins.