“Projeto tem aprovação de 98% dos palmenses”, destaca prefeito Eduardo durante renovação de parceria das escolas com instituições de segurança

A Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) renovou a parceria e assinou Termos de Cooperação com quatro instituições de segurança que administram, de forma conjunta, seis Escolas de Tempo Integral (ETIs) da rede municipal de ensino de Palmas. A parceria, que visa promover a cidadania e a responsabilidade social entre os estudantes, existe desde de 2016 e atende, atualmente, mais de 7 mil alunos. A solenidade de renovação foi realizada no auditório da Semed, na Avenida Teotônio Segurado, na tarde desta quarta-feira, 12.

🔛📲 Participe do grupo do Eco News TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Na ocasião, o prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou que o projeto tem aprovação de 98% dos palmenses e que muitos pais de alunos desejam que seus filhos estudem nestas unidades. “Quero prestar um reconhecimento a todas as instituições presentes que renovaram essa pactuação e, independente do pensamento de um pedagogo como eu, nós temos uma realidade: a sociedade clama pela presença, segurança, formação e disciplina, fruto do excelente trabalho que essas instituições têm oferecido no ambiente escolar”, afirmou o prefeito, reforçando ainda o convite aos representantes das intuições de segurança para ampliar a parceria e contemplar outras escolas em Palmas.

A secretária da Educação, Débora Guedes, destacou que a renovação da parceria é um importante passo para garantir a segurança e a qualidade do ensino pedagógico nas nossas escolas. “Estamos comprometidos em oferecer uma educação de qualidade para os nossos estudantes e a renovação nos ajudará a alcançar esse objetivo pelos próximos quatro anos”, disse.

Renovação

Com prazo de validade de quatro anos, assinaram os documentos de cooperação os representantes das instituições militares e os diretores das Escolas Municipais de Tempo Integral (ETIs)  Padre Josimo Tavares e Anísio Teixeira, com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Professora Margarida Lemos Gonçalves, com o Corpo de Bombeiros Militar,  e Eurídice Ferreira de Melo, com a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP). A parceria entre as demais escolas e instituições como a Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro segue regular, dentro do prazo de validade.

Segundo a secretária Débora Guedes, um dos principais benefícios do convênio com as intuições de segurança é a realização de projetos educativos que orientam crianças e adolescentes sobre temas essenciais, como primeiros socorros, disciplina, civismo, segurança do trânsito, prevenção a incêndios e combate às drogas. As ações conjuntas também incentivam a disciplina, respeito à hierarquia e às normas, preparando os estudantes para serem cidadãos mais responsáveis e conscientes de seus deveres na sociedade.

A solenidade de assinatura contou também com a presença da primeira-dama e secretária de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos. Para a secretária, trata-se de um programa importante, já que por meio das atividades oferecidas ao longo desses quase oito anos, contribui para melhorar a qualidade de vida dos estudantes e na formação de homens e mulheres de bem.

Participaram, ainda, demais autoridades locais, diretores de escolas municipais e a equipe técnica da Semed.