Profissionais da educação participam de formação para retorno das aulas da 3ª série do ensino médio

Na preparação para o retorno das aulas para a 3ª série do ensino médio, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) iniciou nesta segunda-feira, 15, formação continuada para os profissionais da rede estadual de ensino que trabalham com essas turmas. A formação visa repassar as diretrizes para garantir a conclusão do ano letivo de 16.090 matriculados na 3ª série.

Os trabalhos são divididos em dois momentos; nesta segunda-feira, as atividades são direcionadas a 2.563 professores do ensino médio. Já na terça-feira, 16, o público-alvo serão os coordenadores pedagógicos e diretores das 291 unidades escolares que ofertam essa modalidade de ensino, os supervisores e assessores de currículo das 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE).

De acordo com a titular da Seduc, Adriana Aguiar, o momento da pandemia do novo coronavírus exige novas estratégias educacionais. “Esta formação é a primeira etapa do nosso processo de retorno das atividades educacionais, não presenciais, a fim de compor a carga horária de ano letivo de 2020 dos estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio”, explicou.

A formação está sendo realizada por meio de dez salas on-line com a participação dos técnicos da Seduc, que estão repassando as estratégias propostas pela Pasta. Já o retorno das aulas, inicialmente não presenciais, está previsto para acontecer no dia 29 de junho para a 3ª série, e o cronograma para as demais turmas acontecerá de forma gradual, dependendo do avanço ou redução da Covid-19.

Participantes

A professora de Língua Portuguesa, do Colégio Estadual Rio Sono, do município de Rio Sono, Railma Bezerra Soares, destacou a reconfiguração que o ensino está passando. “Agora é inovação, nós precisamos ter em nossa mente que o momento é de aprendizagem para todos. A formação está trabalhando um novo olhar, um olhar de ressignificação, para que possamos promover o ensino e a aprendizagem. É um momento de conhecermos a realidade do nosso Estado e de outras localidades”, pontuou.

Ionara Miranda leciona Língua Portuguesa, redação e Projeto de Vida no Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire, de Araguaína. Ela frisou a relevância da formação para os profissionais atuarem com segurança. “Está sendo bem diferente e inovador. É bastante relevante sabermos os caminhos que iremos trilhar daqui para frente. Mesmo sendo à distância, a formação está tendo bastante interação entre os participantes e os formadores”, pontuou.

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