A Deputada Federal e Senadora Eleita Professora Dorinha (UB/TO) aprovou, nesta semana, na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 4412/2021 que institui a Semana Nacional da Empresa Júnior. De relatoria da parlamentar, a proposição tem como objetivo fomentar a cultura voltada para o estímulo de jovens empreendedores com base em políticas de desenvolvimento econômico na geração de emprego e renda.
“Buscamos estimular a realização de parcerias entre instituições de ensino superior e empresas juniores para que mais jovens que têm essa perspectiva se vejam motivados e com oportunidades de crescimento profissional no País. A semana deve ocorrer, anualmente, no dia 6 de abril “, explicou Dorinha. A partir de agora, a proposta segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
A parlamentar também foi relatora da proposição que originou a Lei 13.267, de 6 de abril de 2016, que “disciplina a criação e a organização das associações denominadas empresas juniores, com funcionamento perante instituições de ensino superior.”
Atualmente, o país conta com uma confederação, a Brasil Júnior, também gerida por universitários, à qual são filiadas mais de 1.500 associações, de mais de 285 instituições de ensino superior, que reúnem aproximadamente 26 mil empresários juniores dos mais diversos cursos de graduação.