Dia 15 de março é o prazo final para pagamento à vista com 10% de desconto ou para a primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022 de Palmas, conforme previsto no calendário da Superintendência de Administração Tributária, da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), divulgado no Diário Oficial do dia 26 de janeiro. No IPTU já estão inclusos os valores relativos à Taxa de Coleta de Lixo (TLC) e à Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip).
Ao contrário dos anos de 2020 e 2021 este ano a Prefeitura de Palmas não deve prorrogar o vencimento do imposto, uma vez que a pandemia do coronavírus (Covid-19) já é considerada sob controle e as ações do Município são no sentido de retomada e consolidação econômica.
A Sefin lembra que além do desconto de 10% para pagamento do IPTU 2022, a Prefeitura de Palmas concederá mais 10% ao contribuinte que estiver adimplente com todos os tributos municipais. O secretário municipal de Finanças, Rogério Ramos alerta que a parcela mínima do imposto será de 20 Unidades Fiscais de Palmas (UFIP’s), que corresponde a R$ 79,40.
“O contribuinte que optar pelo parcelamento do IPTU 2022 deve lembrar que o vencimento do mesmo será no primeiro dia útil da segunda quinzena de cada mês, no período de março a dezembro”, lembra Ramos.
Carnês
A Secretaria de Finanças já enviou via Correios o carnê do IPTU 2022 aos contribuintes que possuem imóveis edificados. Já os proprietários de lotes vazios devem imprimir os boletos do imposto no site da Prefeitura de Palmas, na aba IPTU. Outra opção é retirar o documento em uma das unidades do Resolve Palmas, na Avenida JK, Shopping da Cidadania, em Taquaralto, ou Shopping Capim Dourado.
“Já o pagamento do imposto poderá ser efetuado na rede bancária, nos caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos bancários e agências lotéricas”, orienta o Secretário de Finanças.
Calendário do IPTU 2022
1ª parcela ou parcela única – dia 15 de março
2ª parcela – dia 15 de abril
3ª parcela – dia 16 de maio
4ª parcela – dia 15 de junho
5ª parcela – dia 15 de julho
6ª parcela – dia 15 de agosto
7ª parcela – dia 15 de setembro
8ª parcela – dia 17 de outubro
9ª parcela – dia 16 de novembro
10ª parcela – dia 15 de dezembro