Acompanhando o governador Wanderlei Barbosa em agenda no sul do estado, a primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, que também é secretária extraordinária de Participações Sociais, participou nesta sexta-feira (7) do Encontro Mulheres do Agro, parte da programação do 3º Farm Day do Fazendão.
🔛📲 Participe do grupo do Eco News TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Durante o evento, a primeira-dama Karynne Sotero falou sobre importância do apoio do Agro para o sucesso do projeto Agrotins Alimenta Quem Precisa , a arrecadação das doações foi realizada em 2024 na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins.
“Quando participei da Agrotins no ano passado, busquei em Deus uma forma de contribuir e surgiu a ideia do projeto Agrotins Alimenta Quem Precisa. Com o apoio dos empresários e produtores, arrecadamos mais de 130 toneladas de alimentos, e com eles conseguimos ajudar muitas pessoas por meio de instituições e projetos sociais. Esse projeto cresceu e hoje mobiliza solidariedade em todo o estado. Nossa missão é servir, e minha maior inspiração é Jesus Cristo, que esteve no mundo para cuidar de todos, sem distinção”, afirmou.
O encontro reuniu mulheres que são referência no setor e foi mediado por Ariane Stival, vice-presidente do Grupo Fazendão, que relatou sua transição da medicina para a gestão do agronegócio.
“Eu me lembro bem do dia que o meu esposo Volney me disse: ‘Ariane, hoje você não vai vestir o jaleco, hoje você vai colocar uma camisa e ir pra indústria comigo’. Hoje eu tenho muito orgulho da minha contribuição para a empresa e de cada projeto que implementei”, relatou.
Uma das convidadas foi Caroline Barcellos, presidente da Aprosoja Tocantins e primeira mulher a ocupar esse cargo desde a fundação da entidade em 1990. À frente de uma das associações mais importantes do agro, Caroline Barcellos compartilhou como a educação recebida dos pais a preparou, desde a infância, para ocupar espaços tradicionalmente masculinos.
“Meu pai nos criou para enfrentar desafios, Minha mãe também teve um papel fundamental, nos mostrando como ser fortes, corajosas e conscientes do nosso espaço, sabendo que podemos estar onde conquistamos estar”, relatou a presidente da Aprosoja.
O Tocantins se destaca como o maior produtor agrícola da região Norte e possui o 10º maior rebanho do Brasil, com 11,2 milhões de cabeças de gado registradas em 2024. O setor agropecuário é um dos pilares da economia estadual, movimentando bilhões em investimentos e gerando milhares de empregos diretos e indiretos.
Fátima Martins, sócia da XP Inc., empresa listada na Bolsa Americana, enfatizou a importância do autoconhecimento e da autoconfiança para o sucesso profissional. “O que sempre digo, inclusive para minha filha de 13 anos, é que o primeiro passo para o sucesso é ter orgulho de quem você é. Quando acreditamos na nossa capacidade, buscamos conhecimento e enfrentamos desafios com coragem, não há limites para onde podemos chegar.”
Inara Machado que passou a liderar a gestão da Fazenda Trevo, em Itapiratins, após o falecimento do esposo, Orlando Machado, citou a importância da troca de experiências entre as mulheres do agro.
“Criei um grupo para reunir mulheres que, assim como eu, enfrentam desafios na gestão do agro e precisam de apoio. Começamos trocando informações sobre mercado, negociações e dificuldades do dia a dia, e hoje nos conectamos com produtoras de todo o estado. Quando temos conhecimento e apoio, ganhamos segurança para tomar decisões e seguir em frente”, disse.
Farm Day
O 3º Farm Day do Fazendão segue até este sábado (8), reunindo produtores, empresários e especialistas para debater as tendências do agro e impulsionar novos negócios no estado.