O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) prestou contas à população dos primeiros cinco meses de seu mandato, de fevereiro a junho. Durante live com tradução em libras nas redes sociais, no último dia 4, citou que fez um trabalho baseado em pautas que mudem a realidade das pessoas e com foco nas suas principais bandeiras: educação, inclusão, causa animal, saúde e infraestrutura.
“Tenho como motivação não a quantidade, mas focando em pautas que mudem a realidade das pessoas, ao todo apresentei 58 demandas propostas pela população, dentre elas 49 requerimentos, cinco projetos de lei, uma PEC [pedido de emenda à constituição] e duas audiências públicas. Em todas elas, busquei diálogo com o Governo e as partes envolvidas para dar rapidez às soluções”, informou Marcus Marcelo.
O parlamentar destacou que vem trabalhando com o gabinete aberto e ouvindo as demandas da população para melhorar os serviços públicos. “Procuro fazer um mandato participativo e contribuir de forma direta com o crescimento e o desenvolvimento do Estado do Tocantins e do povo tocantinense”.
Atualmente, Marcus Marcelo é terceiro secretário da mesa diretiva da Aleto (Assembleia Legislativa do Tocantins), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e membro de três comissões: Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle; Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transporte e Desenvolvimento Urbano; e Saúde.
Infraestrutrura
Durante a prestação de contas, o deputado começou citando as pautas apresentadas na Infraestrutura. “Foram mais de 14 requerimentos pedindo asfalto e melhorias nas rodovias estaduais para que as crianças possam estudar e as pessoas possam transitar com segurança”.
Marcus Marcelo lembrou de requerimentos como o pedido de pavimentação da TO-423, que liga Araguaína ao Povoado Mato Verde, a duplicação TO-222 com a implantação de ciclovias, também em Araguaína, e a recuperação de importantes rodovias estaduais: 226, 427, 126, 430, 230, 166, 165, 429, 433, 164.
O retorno das obras na TO-422, do Daiara (Distrito Agroindustrial de Araguaína), a reconstrução de duas pontes na TO-430, em Arapoema, onde as crianças ficaram sem acesso à escola por mais de duas semanas e a pavimentação de 6 km de estrada de chão que liga o Daiara ao NPA (Núcleo de Produtores Agrícolas) também foram pautas apresentadas pelo parlamentar.
Educação, saúde, inclusão e causa animal
Quase 25 pautas foram apresentadas pelo deputado Marcus Marcelo pedindo melhorias na educação, saúde, inclusão e causa animal. O retorno das perícias do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) em Araguaína foi uma delas.
Outra pauta, apresentada e atendida, foi a implantação de uma junta médica para atendimentos a pessoas com deficiência no Detran (Departamento de Trânsito) para atender toda a região norte do Estado.
O reajuste do piso salarial aos professores contratados, a revisão do PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Salários) dos profissionais da Educação Básica, climatização das salas de aula e implantação da energia solar nas escolas estaduais, a extensão do projeto TO Graduado da Unitins para atender Araguaína e região também foram pautas do deputado.
Como presidente da Comissão de Educação, Marcus Marcelo realizou a primeira audiência pública da Aleto tratando do novo ensino médio. Além dessa, foi realizada através de requerimento do deputado uma audiência pública para debater a saúde do estado.