O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) fará, nesta quinta-feira (28/1), a partir das 14h, a entrega do Prêmio Justiça Eficiente – ano base 2020 a unidades judiciárias que se destacaram em produtividade e eficiência na prestação da Justiça. A solenidade será de forma 100% virtual, transmitira pelo portal do TJTO no YouTube, em respeito às regras de distanciamento social.
O Prêmio Justiça Eficiente é uma distinção concedida às Unidades Jurisdicionais de 1º Grau que se destacaram no cumprimento do Indicador de Composição, baseado na metodologia do Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de outorgar o reconhecimento da excelência dos trabalhos desenvolvidos e incentivar o aprimoramento da prestação jurisdicional. A iniciativa do Tribunal de Justiça valoriza a importância de promover o incentivo à melhoria da eficiência na prestação jurisdicional e na gestão judiciária.
A escolha dos vencedores teve a contribuição do trabalho da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (COGES) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTINF), que providenciaram os instrumentos para aferição dos indicadores. Para a mensuração do indicador de composição as unidades judiciárias foram agrupadas por competências. As categorias que serão premiadas são: Prêmio Destaque do ano: para quem atingiu o resultado de 95% ou mais; Prêmio Diamante: para quem atingiu o resultado de 85% a 94%; Prêmio Ouro: para quem atingiu o resultado de 75% a 84%; e Prêmio Prata: para quem atingiu o resultado de 65% a 74%. Os critérios para escolha dos vencedores foram técnicos e objetivos, definidos na Portaria nº 84/2020 da Presidência do Tribunal.
De acordo com a juíza auxiliar da Presidência do TJTO, Rosa Gazire Rossi, o Prêmio é uma ação importante de reconhecimento pelo empenho e comprometimento com produção, gestão administrativa e judiciária, produção de dados estatísticos e a transparência das informações. “Além dos que receberão os prêmios, também estão de parabéns todos os nossos magistrados e servidores que, independentemente das condições adversas da pandemia, sempre engrandecem o Poder Judiciário com sua vocação e dedicação à sociedade por uma Justiça Cidadã. Essa iniciativa representa um reconhecimento pela excelência do trabalho”, destacou a magistrada.