A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, realizou uma reunião para ajustar a implantação do Sistema de Informação Geográfica (SIG). Trata-se de um mecanismo que visa modernizar a gestão pública na Capital, facilitando o acesso aos serviços essenciais do município.
🔛📲 Participe do grupo do Eco News TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O Sistema de Informação Geográfica (SIG) consiste em uma tecnologia que mapeia e organiza dados da cidade, permitindo visualizar informações detalhadas sobre ruas, construções, áreas de risco, recursos naturais e muito mais. A plataforma produz e trabalha imagens e informações precisas que vão facilitar o planejamento e a tomada de decisões.
O secretário municipal de Planejamento Urbano, Ronaldo Dimas, afirmou que o SIG vai melhorar o acesso da população a vários serviços e transformar a capacidade de gestão municipal. “Com este sistema, vamos avançar muito nos dados coletados, no monitoramento de problemas, no acesso a serviços básicos pela população de um modo geral. Será um passo enorme na gestão pública da nossa Capital”.
Dimas destaca ainda que o sistema também permite a otimização e melhoria na coleta de lixo, no transporte público, na iluminação e outros serviços, garantindo mais qualidade e agilidade.
A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e a Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas têm trabalhado para ajustar os últimos detalhes de implantação do SIG o quanto antes.” Com ele, vamos fazer o monitoramento do crescimento da cidade em tempo real, essa é outra vantagem muito grande do novo sistema. Palmas terá um avanço significativo com toda essa plataforma que vai modernizar o trabalho das nossas secretarias”, disse Fabiano Souza.
A agenda contou também o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Paulo César Monteiro, o procurador-geral, Renato de Oliveira, e com representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Finanças, além do reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luiz Eduardo Bovolato e o presidente da Agência de Tecnologia da Informação de Palmas (Agtec), Fabiano Sousa.