Prefeitura de Araguaiana detalha plano de ação contra covid-19 e parceria com organização sem fins lucrativos

A Prefeitura de Araguaína firmará nova parceria com organização sem fins lucrativos para execução das ações e serviços complementares de prevenção e combate à covid-19. O serviço será realizado pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC). Para isso, foram definidas as etapas de execução, plano de aplicação dos recursos e o cronograma de repasse.

“Foi realizada uma reunião com o Ministério Público Estadual (MPE) e a Procuradoria Geral do Município, em que foram acatadas todas as recomendações e elaborado um novo termo de parceria com detalhamento das ações de cada etapa”, explicou a secretária municipal da Saúde, Ana Paula Abadia.

O repasse de R$ 5,1 milhões será para o período total de seis meses, liberados em cinco parcelas de acordo com as prestações de contas e das fases de execução da meta estabelecida no Plano de Trabalho.

Leitos exclusivos
Todo processo para funcionamento e operacionalização de 15 leitos na Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) da Vila Norte está no planejamento. Esses leitos serão estruturados com ventiladores pulmonares, carro de parada e monitorização com monitores, oxímetros, bombas de infusão, além de mobiliário geral.

O recurso também vai para adequações da unidade e também da UPA do Araguaína Sul e do Hospital Municipal de Araguaína, onde já há leitos dedicados para o tratamento de casos moderados da doença. Entre os investimentos para funcionamento adequado estão a compra de materiais para consertos elétricos, de canalização da rede de gases medicinais e de hidráulicos e esgotos.

Mais exames
A compra de novos testes rápidos e insumos para realização do exame de proteína c-reativa (PCR) também estão garantidos com o recurso. O PCR será realizado por amostragem da população e é o único capaz de diagnóstico nos primeiros dias de contágio. 

Além desses itens, prevê compra de equipamentos de proteção individual, medicamentos, serviços de mídia e publicidade, recursos humanos, telemedicina e prestação de serviços à Saúde Municipal.

Comentários (0)
Adicionar comentário