Políticas educacionais de avaliação serão discutidas em seminário realizado pela Educação

O seminário ‘Das políticas públicas à sala de aula: currículo e avaliação no contexto da pandemia’ será aberto nesta quarta-feira, 26, às 9h, pela secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, e contará com cinco palestras, em que serão abordados  temas ligados às políticas e processos avaliativos que impactam a aprendizagem no ensino remoto durante a pandemia do Covid-19.

O evento será transmitido via TV Seduc Tocantins – página oficial da Seduc no YouTube. A abertura do seminário também marcará o início da consulta pública do Documento Curricular do Tocantins (DCT) – etapa Ensino Médio, e o lançamento da formação sobre o DCT – etapa Ensino Médio, na plataforma Avamec, ambiente virtual colaborativo de aprendizagem.

A primeira palestra: ‘A avaliação da aprendizagem como indutora de políticas públicas nos sistemas de ensino’ ocorrerá às 10h e será ministrada pela professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Kátia Cristina, que é doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ela apresentará a conceituação de avaliação da aprendizagem, processuais e de larga escala, no âmbito das unidades escolares e dos sistemas de ensino, relacionando a importância e o impacto destas avaliações na promoção de políticas públicas. A palestra será mediada pela superintendente de Educação Básica da Seduc, Amanda Pereira.

Ainda na quarta-feira, às 14h, ocorrerá a palestra ‘Avaliação de larga escala (Enem e Saeb): perspectivas e desafios durante e após pandemia’, que será ministrada pela doutora em Ciências – Educação, Pedagogia Educação, Pedagoga, Professora e Pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Social e do Trabalho, especialista em Currículo e Avaliação, com experiência em Gestão Educacional na Educação Básica e Superior. Fundadora da Faculdade de Educação da Unicamp, Maria Inês Fini.

Essa segunda palestra tratará de duas avaliações de larga escala, Enem e Saeb, que tem como objetivo avaliar a aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, aferir a qualidade da educação básica em âmbito nacional, estadual e municipal. As duas avaliações, que são organizadas pelo governo federal, deverão ser aplicadas no ano de 2021, no entanto, o desempenho dos estudantes poderá ser comprometido devido à pandemia do Covid-19. Assim sendo, faz-se necessário analisar os impactos e as perspectivas dessas avaliações no âmbito dos sistemas de ensino. Essa palestra será mediada pelo secretário Executivo da Seduc, Robson Vila Nova.

Comentários (0)
Adicionar comentário